Durante a 167ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (28), a Câmara aprovou projeto que denomina Praça Santa Cruz "Padre Afonso Savassa" a Praça Santa Cruz, descrita e denominada pela Lei nº 157, de 10 de dezembro de 1908, como a área pública de formato retangular, da sede do município, formada pelas vias públicas Rua Nove de Julho, Avenida José Bonifácio, Rua São Bento e Avenida Osório – Inscrição Cadastral n° 02-039-001, na região central da cidade.
A nova legislação, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), foi aprovada por unanimidade dos parlamentares. Segundo o parlamentar, padre Afonso foi um querido amigo, um grande homem de fé que Araraquara conheceu e, por isso, merece esse reconhecimento. "Foram 45 anos de profissão religiosa e 41 anos de sacerdócio. Ele ocupou diversos cargos de liderança e sempre o fez com comprometimento e dedicação. Viveu sua vocação com fidelidade, peregrinou por muitos lugares e levou muitas pessoas a experimentarem as belezas e bênçãos dos lugares santos. De coração muito bom, alegre na convivência, ele fez história e muitos amigos em nossa cidade. Agora ele faz a peregrinação para a terra prometida", frisou.
Nascido em Tietê, São Paulo, passou por várias cidades do estado e em Minas Gerais. Atuou como formador de seminários, foi diretor de igreja, residiu em Roma para estudos de especialização em teologia catequética na Pontifícia Universidade Salesiana. Assim que voltou da Itália para o Brasil, morou em Araraquara. Foi nomeado reitor da igreja de Santa Cruz em 8 de fevereiro de 2000. No mesmo ano foi nomeado superior da comunidade religiosa, ficando no cargo até 2008, e depois retomou em 2011. Fez um trabalho de restauração da igreja Santa Cruz, tanto internamente como externamente, mediante campanhas de arrecadação na região. Em 27 de fevereiro de 2020, faleceu devido a complicações resultantes de uma cirurgia na coluna.
Publicado em: 05/08/2020 13:27:01