Escola do Legislativo participa do ‘Festival da Democracia’

Evento on-line debateu sobre a EL e o Parlamento Jovem
Visualize fotos

Aproximar a sociedade em geral, principalmente a juventude, do poder público é fundamental para a democracia e o exercício da cidadania. Pensando nisso, os jovens do projeto “Qual Sua Responsa?” (QSR), desenvolvido pelo Instituto Terroá, de Matão (SP), apresentaram uma proposta para que os pré-candidatos locais olhassem para a possibilidade de levarem à cidade iniciativas, como a Escola do Legislativo (EL) e o Parlamento Jovem (PJ), que já ocorrem em diversos municípios brasileiros, como a vizinha Araraquara.

Para falar sobre o tema, a assistente técnica da EL da Câmara Municipal de Araraquara, Ana Paula Escamilha, participou da conversa realizada na noite do dia 1º de setembro, mediada por Murilo Pinotti, administrador público formado pela Unesp Araraquara, educador do Instituto Terroá e do QSR.

Para Pinotti, o projeto de Araraquara é uma referência regional. “Ele tem sido modelo para essa construção. Nossos jovens estão conhecendo outras experiências para poder propor iniciativa semelhante aos próximos candidatos na nossa cidade.”

Ana explicou que a EL é um setor institucional da Câmara Municipal, criado em 2013, por meio de uma lei municipal e conduzido por uma equipe de servidores de carreira. “A finalidade de ter uma Escola do Legislativo na Câmara Municipal é aproximar a comunidade do Poder Legislativo. Oferecemos, gratuitamente para a população, cursos, palestras, seminários e encontros, onde abordamos temas relacionados à política, temas que estão sendo discutidos pelos vereadores em Plenário, temas relacionados aos direitos e deveres dos cidadãos, além do aperfeiçoamento do trabalho técnico dos agentes políticos, assessores e servidores públicos.”

Sobre o PJ, informou que é um dos projetos que a EL realiza. “A finalidade do Parlamento Jovem é a formação política do jovem de Araraquara. Hoje estamos na 7ª edição do projeto. Ele conta com cinco fases de execução. Na primeira fase, vamos a todas as escolas com curso de formação política, quando os alunos têm a teoria de como funciona o sistema político brasileiro, o sistema eleitoral, a importância do voto consciente, o que faz uma Câmara Municipal, quais são as funções dos vereadores. No segundo momento, eles têm uma oficina, quando elaboram um projeto para a cidade. Na última etapa, 18 alunos têm a oportunidade de vivenciar o trabalho dos vereadores, participando de uma Sessão da Câmara ao vivo, apresentando esses projetos que eles elaboraram durante o processo do Parlamento Jovem.”

“Ir à Câmara e conhecer outros alunos que fizeram outros apontamentos sobre a cidade, que às vezes eu mesma não tinha visto, fez total sentido. Ter esse envolvimento com outros jovens da minha idade, conhecer o pessoal da Câmara, como funcionam as Sessões, onde funcionam, foi extremamente importante para mim, fez com que eu me interessasse mais”, disse Giulia Martins, 16 anos, que participou do PJ em 2018 e da live do Festival da Democracia.

O jovem Jailson Pavin, 18, que estuda no campus Matão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), também participou do evento e tirou diversas dúvidas.

O Festival da Democracia de Matão é o resultado das ações e perspectivas dos jovens matonenses sobre política, democracia e participação. São quase 20 dias de evento (18 de agosto a 3 de setembro), 100% on-line e gratuito, transmitido por meio das redes sociais do “Qual Sua Responsa?”, com o objetivo de provocar a troca de experiências políticas, participativas, conhecimentos, afetos, culturas e vivências.

Saiba mais no Facebook e no YouTube do Qual Sua Responsa?, e na página da Escola do Legislativo. 




Publicado em: 03/09/2020 16:46:54