Agora é oficial. A Praça das Bandeiras, que já é conhecida há muitos anos entre os araraquarenses como a “Praça do Zinho”, teve o seu personagem mais famoso acrescentado ao próprio nome. Desde 8 de setembro, por força da Lei nº 10.047/2020, sancionada pelo prefeito Edinho Silva (PT), o local denomina-se Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”.
A iniciativa partiu do vereador Edson Hel (Cidadania), que teve aprovado, na 169ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 189/2020, com a proposta do novo nome.
Zinho
A lei presta homenagem a João Colturato, mais conhecido como Zinho, proprietário de um dos bares mais tradicionais da cidade, o Bar do Zinho, situado em frente à Praça das Bandeiras. O estabelecimento já chegou a ser apelidado de “Senadinho”, por ter sido frequentado por várias autoridades políticas, e conta-se que ajudou a eleger prefeitos e vereadores. Não menos numerosos sempre foram também os artistas de todas as linguagens que fizeram do bar um ponto de encontro para a criação de projetos culturais para a cidade. Feiras de economia solidária também são desenvolvidos até hoje na praça.
Zinho nasceu em 5 de outubro de 1926. Foi padeiro, caminhoneiro e empresário. É muito reconhecido também na comunidade católica por sua atuação como Ministro da Eucaristia, Ministro da Esperança e em ações de beneficência. Casado com Dizolina Colturato, desde 1955, faleceu em 10 de julho de 2013, deixando cinco filhos, dez netos e um bisneto, além de sua contribuição para história da cidade.
Publicado em: 29/09/2020 18:03:46