Papel dos alimentos na prevenção do câncer é tema de live da EL

Nutricionista funcional Marina Seidl abordou o assunto em evento on-line gratuito
Visualize fotos

No mês de conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou a live “Todos contra o câncer de mama” com a nutricionista funcional Marina Seidl, que trouxe dicas de alimentação saudável na prevenção à doença, lembrando que o câncer é um conjunto de doenças que tem como característica a proliferação desordenada de células.

Destacou o crescimento de clínicas oncológicas, um sinal, segundo ela, de que a população está adoecendo cada vez mais pelo câncer, com pacientes de todas as idades. “O fator hereditário responde por 10 a 20% dos casos, enquanto o ambiente, o estilo de vida, que seria a alimentação e os exercícios, por 80 a 90% pelo desenvolvimento do câncer.”

Marina explicou que o corpo é formado por 10 trilhões de células, e 50 milhões se renovam diariamente. “Se não nos nutrirmos corretamente, essa renovação de células acontecerá de forma desordenada, originando o câncer. Quanto mais industrializada nossa alimentação, menos nutrientes chegam a essas células.”

 

Principais alimentos que provocam o câncer

Alimentos multiprocessados, com muitos aditivos químicos, corantes, realçadores de sabor, adoçantes. “Esses ‘antes’ nossas células não reconhecem. Levamos aditivos que elas não reconhecem. O câncer vem através dessas toxinas, que acabam sendo um dos principais fatores de risco.”

Segundo ela, a alimentação precisa ser livre de processados e embutidos. Os hormônios também podem desenvolver células tumorais. “A pessoa que faz atividade física, come legumes, frutas e verduras tem um PH mais alcalino, adequado para o nosso sangue, dificultando o desenvolvimento do câncer no organismo.”

 

Alimentos saudáveis

A nutricionista destacou a importância da ingestão de ômega 3, vitaminas A e C, além de fitoquímicos, presentes em alimentos como linhaça, brócolis, couve-flor, tomate, alho, cebola, castanha, espinafre, melancia e goiaba. “Precisamos focar nesse tripé: alimentação saudável, peso adequado e atividade física”, completou, lembrando que a ingestão de água é fundamental. “É o simples que funciona”, enfatizou.

 

Onde guardar?

Marina afirmou que é importante evitar colocar alimentos quentes em embalagens plásticas para armazenar. A dica é esperar esfriar ou utilizar recipientes de vidro.

 

Mais dicas

A nutricionista também falou da importância de aumentar a ingestão de fibras, não fumar, evitar excesso de bebidas alcóolicas e alimentos industrializados, além do valor da amamentação, principalmente no caso de prevenção do câncer de mama.

 

Missão cumprida

Segundo as organizadoras da live, o objetivo foi atingido: despertar para a importância da alimentação saudável e desmistificar a ideia de que é algo difícil ou de elevado valor financeiro. A atividade faz parte da Campanha de Conscientização Outubro Rosa, incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara pela Lei nº 8.572/2015, de autoria do vereador Gerson da Farmácia (MDB).

O vídeo completo pode ser conferido no YouTube da Câmara Municipal de Araraquara.




Publicado em: 19/10/2020 17:23:44