Os vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e Lineu Carlos de Assis (Podemos) se reuniram, na tarde da sexta-feira (5), com o presidente do Instituto Eurípedes, Ariovaldo Cesar Junior, para ouvir reivindicações, que objetivam a melhoria da qualidade de vida de todos os moradores da região.
A entidade assistencial, localizada no Jardim Águas do Paiol, atende crianças de todo o entorno e ministra cursos profissionalizantes gratuitamente a adolescentes e adultos. Hoje, o instituto conta com 180 crianças em sistema de contraturno escolar, além de formar e colocar no mercado cerca de 700 profissionais todos os anos.
Para Ariovaldo, a região precisa de um posto de saúde e de outros serviços de infraestrutura, como uma praça, por exemplo, uma vez que ali existem mais de mil residências, perfazendo uma população de aproximadamente 5 mil moradores, o que justificaria a reivindicação.
Os vereadores se comprometeram a encaminhar indicações à Prefeitura solicitando as possibilidades de encaminhamentos dessas demandas, o que foi feito imediatamente. As indicações números 715/2021 e 716/2021 foram encaminhadas na tarde de terça-feira (9). “É importante ouvir as lideranças de cada bairro. Elas têm a vivência dos fatos e a convivência com a população, portanto, ouvem dos interessados quais são as necessidades. Uma unidade de saúde na região se faz necessária, já que essas mais de 5 mil pessoas são atendidas longe de suas residências”, enfatizou Angeli.
Emenda Parlamentar
Na oportunidade, o parlamentar também entregou o ofício que foi encaminhado ao deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), solicitando Emenda Parlamentar (EP), no valor de R$ 100 mil, para a ampliação da estrutura de atendimento do Instituto Eurípedes, obra que já foi iniciada. A liberação da emenda já está em curso.
Segundo a diretoria, foi uma grande e grata surpresa, pois a entidade não recebe verbas oficiais da federação, estado e município, exceção se faz apenas à destinação do imposto de renda, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara (Comcriar). O instituto vive de doações de pessoas físicas e de empresas. Angeli disse que “já conhecia o trabalho do Instituto Eurípedes e a dimensão das atividades que são desenvolvidas com crianças, adolescentes e adultos. O trabalho é digno de elogios. Agora, é só seguir os trâmites legais e apresentar o projeto para liberar a emenda, que vai ajudar na obra de mais 430 metros quadrados de construção, para acomodar melhor os alunos”.
Também participaram da reunião, Joel Aranha, porta-voz do deputado Vanderlei Macris, Clélia Maria Machado Cândido, presidente do CMAS, e Maria Cristina Rehder, vice-presidente do Instituto Eurípedes.
Instituto Eurípedes
O Instituto Eurípedes nasceu em 1994, no bairro Águas do Paiol, com o compromisso de atender famílias que vivem à margem das políticas públicas. Oferece oficinas gratuitas para crianças de 6 a 15 anos, em contraturno escolar, manhã e tarde, como esporte em quadra coberta, dança, educação para valores, linguagem, música, artes plásticas e informática. Fornece café da manhã, lanche, almoço e café da tarde para todos os alunos.
No local, com apoio do Senai, ministra 19 cursos profissionalizantes, entre eles, operador de drone, costura, eletricista, hidráulica, mecânica de refrigeração e climatização residencial e rotinas administrativas.
Publicado em: 12/02/2021 17:17:37