A Frente Parlamentar pelos Direitos das Mulheres, presidida por Fabi Virgílio (PT) e constituída pelos vereadores Filipa Brunelli (PT) e Paulo Landim (PT) realizou, na quarta-feira (14), a segunda reunião de trabalho com o objetivo de colher ideias e ouvir propostas para criar ações que visem à melhoria da qualidade de vida das mulheres e ao combate à violência.
Entre as sugestões apresentadas estão a necessidade da humanização do atendimento e a orientação correta sobre as ações a serem tomadas por mulheres vítimas de violência que, muitas vezes, não tomam as medidas jurídicas cabíveis por falta de conhecimentos. Também se falou sobre a necessidade da tabulação de dados relativos à violência contra a mulher em Araraquara. Outro tópico foi a criação de mecanismos que apoiem a mulher que está trabalhando em casa e precisa de renda para se manter; entre as sugestões dadas estavam o trabalho de fomento a cooperativas e criação de linhas de crédito.
Também foi abordado o tema da mulher com deficiência auditiva e a falta de comunicação com o médico em situações como a da mulher surda gestante que precisa de intérprete para ter acesso a informações durante as consultas. Por fim, a ampliação de atendimento psicológico no município que gere a independência emocional da mulher, bem como a criação de programa de acompanhamento do agressor também estiveram em pauta.
A reunião da Frente contou com a participação de representantes do poder público, da Defensoria Pública, de delegacias de Araraquara, de universidades e mulheres da sociedade civil.
Publicado em: 19/04/2021 14:14:54