Foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara da terça-feira (18) o Projeto de Lei Complementar nº 2/2021, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), que trata da obrigatoriedade do uso de lâmpadas de LED nos novos loteamentos e condomínios no município de Araraquara.
Segundo o texto da propositura, todos os novos empreendimentos, ainda não implementados no Município de Araraquara, ficam obrigados a instalar lâmpadas de LED em todo o sistema público de iluminação de suas áreas. Vale lembrar que o sistema público de iluminação são aqueles equipamentos e aparelhos utilizados na iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos, incluindo rotatórias, praças, parques, jardins, ciclovias, monumentos e similares.
Boi argumenta que, apesar de o preço das lâmpadas de LED ser maior, ela é mais econômica, pois tem maior aproveitamento, mais durabilidade, menor consumo energético e baixa emissão de calor. “Para apresentar o projeto, fui estudar esse sistema e descobri muitas vantagens a médio prazo”, ressalta Boi, que encontrou um comparativo: uma lâmpada LED de 10W tem a mesma luminosidade de uma incandescente de 60W - economia de 90%.
Para o parlamentar, essa comparação, por si só, já justifica a apresentação e aprovação do projeto, mas frisa também que ruas mais iluminadas geram maior sensação de segurança, além de a lâmpada LED ter vida útil muito maior, chegando a 50.000 horas, isso com pouquíssima emissão de raios Ultravioleta.
Boi ressalta que “o Poder Público já está trocando a iluminação antiga por lâmpadas de LED, ou seja, de tecnologia de ponta. Nossa lei tem uma visão de futuro, pois estamos antevendo que, em breve, toda a iluminação urbana será de LED e não teremos que fazer novos investimentos, uma vez que, a partir de agora, os empreendimentos já estarão dentro do padrão”.
Publicado em: 18/05/2021 17:39:21