Data e atividades sobre a fibromialgia agora estão previstas em Lei

Vereador Edson Hel é autor da proposta que inclui a data no calendário e prevê atividades de conscientização e cuidados com a doença
Visualize fotos

Foi sancionada pelo prefeito municipal, Edinho Silva (PT), na tarde desta segunda-feira, dia 14, o Projeto de Lei nº 80/2021, de autoria do vereador Edson Hel (Cidadania), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Mês de conscientização e orientação sobre a fibromialgia”, a ser realizado anualmente no mês de maio.

 

A fibromialgia está presente em 5% da população brasileira, principalmente em mulheres. É uma doença autoimune que causa dor aguda em diversas articulações do corpo e até no pescoço. Para dificultar o diagnóstico e o tratamento, ela não é detectada por exames de sangue, de imagem, e outros, e na grande maioria das vezes, é confirmada por exclusão, através de exames laboratoriais que não comprovem as doenças investigadas.

 

O dia 12 de maio é o dia mundial da fibromialgia e segundo o vereador Edson Hel, o mês proposto no calendário do município é destinado a campanhas educativas, palestras, suporte psicológico, e outros eventos, “com o objetivo de auxiliar os pacientes e familiares na melhora da qualidade de vida das pessoas que vivem com essa doença incurável”, afirmou.

 




Publicado em: 15/06/2021 13:15:30

Publicado por: Foto: Celso Gallo/PMA