A nova sede dos Cursinhos Populares, localizada na Rua Expedicionários do Brasil, 1033, esquina com a Avenida Feijó, ganhou o nome do Professor Matheus Henrique de Souza Santos, fruto do Projeto de Lei nº 97/2021, de autoria conjunta dos vereadores Guilherme Bianco (PC do B), Fabi Virgílio (PT) e Luna Meyer (PDT).
Com a presença do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), dos autores, além do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), de familiares e amigos, na tarde desta segunda-feira (5), o prefeito Edinho Silva (PT) sancionou a lei que homenageia o professor que começou sua trajetória nos cursinhos populares. “O projeto dos cursinhos populares é revolucionário porque democratiza as oportunidades. Ele cria perspectiva de futuro dos nossos jovens e Matheus é um exemplo de tudo isso. Esse espaço é resultado da participação popular, que em uma plenária votou para que a Prefeitura colocasse no seu orçamento a construção da sede próprio dos cursinhos e isso aconteceu hoje”, disse Edinho, emocionado com a homenagem sugerida pelos vereadores.
Bianco afirmou que sentiu uma gigantesca esperança quando passou pela porta da nova sede dos cursinhos populares, o CUCA (Cursinho Unificado do Câmpus de Araraquara-Cursinhos Populares). “Assim como dois rios, um desaguando no outro, é a esperança que Matheus nos deixa de dias melhores, pois o CUCA, essa coisa genial que a educação popular também nos dá, contribui para a construção de um futuro com igualdade, para que a juventude da nossa cidade possa alçar voos maiores e mais altos.”
Luna, que teve convivência pessoal com o homenageado, fez questão de ressaltar a importância de os cursinhos ganharem uma sede própria e disse que “Matheus era força da natureza, uma revolução pela Educação, uma revolução pela política, uma revolução pela vida”.
“Matheus Santos, o jovem idealista; é aquele ser humano que acredita nas pessoas e repactua a nossa comunidade”, pontou Fabi Virgílio comovida, lembrando que “Matheus era meu grande amigo e me abriu as portas do partido. Ele trilhou os caminhos certos da justiça e da fraternidade. Pra sempre Matheus Santos, seu legado será lembrado”.
O presidente da Câmara conheceu Matheus Santos e sabia de sua força e luta por um mundo melhor. E acredita que sua biografia será exemplo aos estudantes que frequentarem os cursinhos populares. “Todos os jovens que por aqui passarem sentirão a energia que estamos sentindo nesse momento. Sabe por que? Pela luz e esperança emanadas pelo Matheus. Tive a honra de conhecê-lo quando foi assessor na Câmara Municipal. Acompanhava o mandato do vereador Edio Lopes muito de perto e levava as reivindicações do que ele queria de melhor para sua cidade, seu estado e seus país. Ele queria mudanças para as pessoas; ele queria uma cidade melhor”, finalizou Boi.
Publicado em: 07/07/2021 13:04:22