Lei aprovada na Câmara pune estabelecimento que comercialize peças de cemitério

Vereador Lucas Grecco (PSL), autor do projeto, acredita que isso fará com que roubos no cemitério sejam reduzidos ou até acabem; punição pode suspender alvará e fechar estabelecimento que comprar estes e outros produtos
Visualize fotos

Na Sessão Ordinária desta semana, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara concluíram a votação do Projeto de Lei Complementar nº 12/2021, de autoria do vereador e segundo secretário da mesa diretora da Câmara, Lucas Grecco (PSL), que trata da aplicação de sanção administrativa, no âmbito do município de Araraquara, aos estabelecimentos que comercializem, sem a devida comprovação de origem, portas de túmulo, vasos e outros adereços de cemitério; placas de sinalização de trânsito; cabos ou fios de cobre, alumínio, telefonia, energia elétrica, TV a cabo, internet ou de hastes oriundas de quaisquer empresas, públicas ou privadas; escórias de chumbo ou metais pesados, tampas de bueiros ou de esgoto e outros.

A medida tem o objetivo de coibir as práticas de roubos de peças de cobre e outras peças dos cemitérios da cidade, além do roubo de fios, muitas vezes já instalados em prédios públicos, estabelecimentos comerciais e até residências. “O problema principal não é o roubo em si, mas a certeza de haver quem compre isso. Se não houvesse o comércio ilegal destes produtos, se não houvesse o receptador que compra e paga por isso, com certeza, não haveria o roubo em si”, explanou Grecco em defesa do projeto.

A proposta aprovada na Câmara define os estabelecimentos a serem fiscalizados, como compra e venda de peças usadas de qualquer tipo, ferros velhos, desmanches, e compra e venda de sucatas, materiais recicláveis ou congêneres. “Tudo o que for comprado ou vendido por essas empresas deverá constar em livros próprios a esse fim. Dessa forma, o praticante de furtos e roubos desses materiais saberá que o Município de Araraquara não compactua com suas ações, pois em nossa cidade ele não conseguirá vender sua mercadoria ilícita”, acredita o vereador, afirmando ainda que desta forma conseguiremos coibir esse ato. Além disso, acredito que coloquemos fim naquele momento desagradável de surpresa que o cidadão tem quando faz uma visita ao túmulo de uma pessoa amada e acabe descobrindo que houve um desrespeito, uma violação, uma violência ao espaço através do roubo dos materiais dos túmulos”, disse.

O texto encaminhado para sanção da Prefeitura define também as sanções, com aplicação inicial de multas, indo até a suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento que for flagrado vendendo estes produtos sem comprovação legal de origem.

Mesmo que ainda não tenha sido sancionada pelo Executivo, o projeto de Grecco já pode ter proporcionado uma ação. Na quinta-feira (12), a Prefeitura de Araraquara realizou uma operação nos ferros velhos da cidade, com o objetivo de detectar possível receptação de objetos furtados dos cemitérios. A ação envolveu ainda o acúmulo de entulhos e objetos que possam colocar em risco a saúde pública e contou com atuação da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Fiscalização do Meio ambiente, Gerência de Controle de Vetores e fiscais da Sala do Empreendedor, em parceria com a Polícia Militar.

A operação desta semana, realizada em quatro estabelecimentos, resultou na interdição de um deles, por falta de documentação. Além disso, foram aplicados autos de infração por parte do Meio Ambiente e advertência e intimação para regularização de licença. Nenhum produto oriundo de cemitério foi localizado desta vez, porém, numa ação anterior, em estabelecimento no Carmo e na região Norte da cidade, foram encontrados crucifixos e outros adereços de cemitério e até uma tampa de esgoto do Daae. “Que bom que estas ações, de alguma forma, aconteçam. A finalidade da legislação aprovada é deixar mais claro ainda aos estabelecimentos, que há uma lei específica que trata do assunto e que pode resultar em muita dor de cabeça para que fizer a coisa errada, podendo o alvará suspenso e ter que fechar o comércio”, finalizou Grecco.




Publicado em: 13/08/2021 12:33:24