Principal corredor de ligação às regiões do município, a Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa) tem um fluxo muito grande de veículos. A rotatória de cruzamento com a Alameda Rogério Pinto Ferraz é um dos pontos de maior movimento, principalmente nos horários de pico. Durante a pandemia, o sistema semafórico no local foi modificado e, com as atividades econômicas e escolares alteradas, o trânsito de veículos diminuiu.
No entanto, mesmo com a diminuição do fluxo de veículos devido à pandemia, principalmente em horários de pico, o sistema semafórico na rotatória de cruzamento da Via Expressa com a Alameda Rogério Pinto Ferraz está formando um grande e demorado congestionamento. É o que observa o vereador Rafael de Angeli (PSDB) no Requerimento nº 718/2021, encaminhado à Prefeitura no dia 30 de julho. “Neste mês de agosto, as rotinas escolares e econômicas serão retomadas, de acordo com o Plano São Paulo, que está diminuindo as medidas restritivas em todo o estado”, alerta o parlamentar.
No documento, Angeli questiona como é feita a análise de fluxo nas vias para implantação de semáforos; qual a percepção da secretaria competente sobre o fluxo de veículos no cruzamento da Via Expressa com a Alameda Rogério Pinto Ferraz; se existem projetos para melhorar o trânsito na região mencionada e, em caso de resposta positiva, quais são; e se é possível a realização de um novo estudo para verificar a real situação de fluxo e ajustar o temporizador do sistema semafórico do cruzamento citado.
Para o vereador, é necessária a atenção do Poder Executivo nos pontos de grande fluxo de veículos. “A Prefeitura, junto à Coordenadoria de Mobilidade Urbana, precisa analisar constantemente cruzamentos e vias para que o trânsito em Araraquara flua harmonicamente e, principalmente, ofereça segurança aos motoristas e passageiros”, conclui.
Publicado em: 26/08/2021 15:19:29