No sábado pela manhã, a Prefeitura de Araraquara fez a entrega da Academia ao Livre, instalada no complexo esportivo e de lazer do Jardim América, na Rua Jurupema. Os vereadores Aluisio Boi (MDB), Paulo Landim (PT) e Emanoel Sponton (Progressista), representaram a Câmara Municipal de Araraquara no evento. A Academia ao Ar Livre recebeu o nome do esportiva Carlos de Oliveira Neto - "Calzinho", que na área esportiva da cidade foi professor de futebol no SESI e na Prefeitura, jogou em diversos clubes da cidade, trabalhou em projetos sociais, dando aulas de futebol e proporcionando alimentação para jovens carentes. Lutando para quebrar preconceitos, ampliou o acesso ao futebol feminino, dando oportunidade para garotas praticarem o esporte na cidade.
Em sua fala, o vereador Boi destacou que a comunidade se utiliza muito daquele espaço de esportes e lazer. Bem diferente de quando passou a morar no bairro. “Quando cheguei aqui, em 1981, era só terra. Hoje o bairro é um exemplo. Tem posto de saúde, creche municipal, esta área de lazer, um campo de futebol amador (São Paulinho), bairro todo pavimentado. No passado, o morador daqui tinha vergonha de falar que morava no Jardim América; até crédito era negado a ele no comércio. As melhorias que aqui foram implantadas deram dignidade e levantaram a autoestima dos moradores”, apontou, relatando em seguida que esses mesmos moradores querem ver mais melhorias acontecendo na região, apresentando alguns pedidos da comunidade, como cobertura na quadra esportiva, grama sintética no campo de futebol da área de lazer e o funcionamento das escolinhas de esportes no período noturno; pedidos que o vereador já encaminhou para o executivo, por meio de indicações.
Paulo Landim, autor da lei de denominação do espaço esportivo, se disse honrado com a oportunidade do projeto. “Calzinho tem uma trajetória no esporte da cidade, merecedora desta homenagem. E por curiosidade, ele nasceu na cidade de Jales, assim como eu”, revelou o vereador.
Ensinar para a vida, para além do esporte. Essa foi a fala da presidente da Fundesport, Roseli Gustavo. “Calzinho trabalhou com o esporte como ferramenta de inclusão. Ele fez a diferença na vida dos alunos. Trabalhou com futebol feminino ainda no início de sua prática”, apontou, lembrando ainda que a filha do homenageado, Vitória Ganzella Oliveira, foi sua aluna no basquete.
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), abriu a fala anunciando que nos próximos dias começam a ser assinados os termos com as associações e entidades esportivas dos bairros, para parcerias nos cuidados dos campos de futebol e áreas de lazer em suas comunidades, ajudando a preservar as instalações. “A Prefeitura está fazendo um grande investimento na recuperação destas áreas. Muitos dos campos de futebol receberão iluminação de LED, para jogos e práticas esportivas noturnas. Com a ajuda das comunidades, estes espaços serão mais bem utilizados e conservados ao longo do tempo, tornando a comunidade mais forte e unida”, disse, falando sobre o projeto indicado ao Executivo, pelo presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi. Sobre Calzinho, o prefeito lembrou que ele foi referência no esporte. “Ele estimulava as crianças a praticarem esportes. Foi uma pessoa aglutinadora”, afirmou.
O investimento para a instalação da academia foi de R$ 45.533,02, resultado de emenda parlamentar do Deputado Federal, Vanderlei Macris, articulada pelo ex-vereador Jéferson Yashuda. Cada um dos dez aparelhos instalados tem uma placa indicativa, de como deve ser utilizado, para melhor benefício do usuário.
Publicado em: 30/08/2021 10:58:16