Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador é debatido na Câmara

Projeto já está em tramitação no Legislativo
Visualize fotos

O presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), fez o chamamento junto com o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) e liderou, na tarde desta segunda-feira (20), no Plenário da Câmara, a Audiência Pública para debater o Projeto de Lei nº 233/2021, que dispõe sobre o Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador. O encontro foi transmitido pelas redes sociais do Poder Legislativo e pela TV Câmara, com a possibilidade de participação do público em tempo real.

Ao lado do vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), a coordenadora de Justiça e Relações Institucionais, Marina Ribeiro, detalhou a proposta, que está baseada na gestão, acompanhamento e manutenção.

A gestão será da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Coordenadoria da Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo. O acompanhamento será do Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, enquanto a manutenção utilizará recursos advindos do Fundo Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador (Fumesei).

Os objetivos da proposta, segundo a explanação, são o fomento e geração de conhecimento, inovação, tecnologia e negócios, estímulo à criação de ambientes de inovação e ao estabelecimento de negócios inovadores, geração de desenvolvimento econômico e social em âmbito local e regional, valorização da inovação, da diversidade e da sustentabilidade no município, valorização da humanização, do conhecimento, do desenvolvimento e da preservação do meio ambiente e atração e retenção de talentos, visando à expansão da geração de conhecimento no município.

Também foram detalhadas as atribuições do comitê e dos demais integrantes do grupo, assim com sobre a destinação de recursos, a execução do programa, apresentação de resultados e demais detalhes que envolvem um projeto inovador.

O coordenador executivo da Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo, Alexandre Kopanakis, e o pesquisador responsável pelo projeto de Incubação de Empresas do Município de Araraquara, Ricardo Bonotto, destacaram a importância do apoio aos talentos de Araraquara e de se manter esses profissionais produzindo e gerando recursos para Araraquara.

“Quero parabenizar toda a equipe que esteve hoje na Câmara para dar mais publicidade a esse projeto que vai estimular as empresas iniciantes e àqueles empreendedores voltados à inovação. Os vereadores Fabi Virgílio, Paulo Landim e Lucas Grecco, presentes a esta audiência pública, deram uma valiosa contribuição. Agora o projeto será debatido pela Casa de Leis, uma vez que todos estão bem informados e têm embasamento das diretrizes do projeto”, salientou Boi ao final dos trabalhos.

O gerente de Assuntos Legislativos, Daniel Mattosinho, e a representante do Sebrae Araraquara, Tassiane Paula, também participaram da audiência pública.




Publicado em: 20/09/2021 18:08:04