Rumo inaugura novo posto de abastecimento de trens em Araraquara

Entrega do empreendimento foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), e 12 vereadores; trem de passageiros pode voltar
Visualize fotos

Mais de R$ 140 milhões de investimento na região de Araraquara. Essas são as projeções da empresa Rumo Logística com a inauguração do Posto de Abastecimento no Pátio Tutóia, realizada na manhã da sexta-feira (1), que torna mais eficiente a operação entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP). No evento, que contou com autoridades dos governos estadual e municipal, a Câmara Municipal foi representada pelo presidente, Aluisio Boi (MDB), acompanhado da vice-presidenta, Thainara Faria (PT); do segundo secretário, Lucas Grecco (PSL), e dos vereadores Carlão do Joia (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (Progressistas), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB), Marchese da Rádio (Patriota) e Paulo Landim (PT).

O empreendimento integra o caderno de obrigações para renovação da concessão ferroviária da malha paulista e, de acordo com o vice-presidente da empresa, Darlan Fábio de David, trará mais eficiência à logística, já que o tempo de abastecimento das locomotivas passará de duas horas para 20 minutos, reduzindo, consequentemente, a emissão de CO2 na atmosfera e, por fim, permitirá também a concentração e retirada de circulação, de dentro da cidade, de 15 trens por dia.

Para o presidente da Rumo, Beto Abreu, a entrega da obra marca um novo ciclo, de um Brasil que se torna referência quanto à exportação de produtos do agronegócio: “E tudo passa por aqui. Este investimento vai trazer vantagem competitiva para o nosso País e impacto positivo na balança comercial brasileira. Este é o impacto dessa obra. Este é o legado que todos que participaram deste processo estão deixando para o Estado e para o País.”

O prefeito Edinho Silva (PT) associou a história de Araraquara à ferrovia e agradeceu à empresa por investir na recuperação de empregos e da identidade da cidade, processos que, segundo ele, contaram com o apoio do Legislativo Municipal. “Estamos aqui no maior pátio de manobras da América Latina. Em breve, teremos também uma oficina de manutenção. Tudo isso faz parte do processo de construção do novo contorno ferroviário e isso tudo só está sendo possível porque temos uma Câmara Municipal muito comprometida com o desenvolvimento da cidade”, reforçou.

 

Trem de passageiros

Na ocasião, representando o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), o vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou, para 2022, a licitação para o trem de passageiros entre Campinas e São Paulo. “Com esta renovação, um dos itens do contrato prevê que a Rumo possa permitir a utilização pelo Governo do Estado de um trecho entre Campinas e Jundiaí que será fundamental para que a gente faça o tão sonhado trem intercidades”, afirmou.

Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB); do deputado federal Geninho Zuliani (Democratas); do prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo; e diversas autoridades municipais.




Publicado em: 01/10/2021 17:50:36