Indicação sugere ‘Jardins de Chuva’ à Prefeitura

Vereadora Fabi Virgílio (PT) propõe sistema que absorve escoamento de água da chuva

Jardim de Chuva, também chamado de Sistema de Biorretenção ou Jardim Alagado, é uma espécie de canteiro com plantas, no qual o solo é levemente rebaixado e conta com buracos para captar o volume d’água. Ele é projetado para reter temporariamente e absorver o escoamento da água da chuva que flui de telhados, pátios, gramados, calçadas e ruas.

A criação, no município, de um programa de “Jardins de Chuva” é o que propõe a vereadora Fabi Virgílio (PT) na Indicação nº 4.382/2021, encaminhada à Prefeitura no dia 6 de outubro. “Entre as vantagens da implantação, estão o aumento da beleza paisagística da rua, redução de parte do volume do escoamento superficial, remoção de sedimentos finos, metais, nutrientes e bactérias, grande flexibilidade de desenho de projetos, redução do tamanho e do custo do sistema de drenagem de jusante, redução de inundações na bacia e melhora na qualidade das águas”, argumenta a parlamentar.

A técnica foi criada pelo agricultor Zephaniah Phiri Maseko, um africano que vivia em uma região semiárida do Zimbábue, que se encontrava sem emprego e sem dinheiro para sustentar sua família. Com o objetivo de achar uma solução para a água, tão escassa no local, ele criou uma técnica que tem como intuito reter umidade no solo seco de sua propriedade no interior do país africano. “A técnica chegou ao conhecimento de arquitetos e urbanistas, que a têm utilizado em áreas urbanas para drenar as águas das chuvas. Segundo uma reportagem realizada pelo site eCycle, a técnica criada através dos jardins de chuva é eficaz na remoção de até 90% dos nutrientes e produtos químicos e até 80% dos sedimentos do escoamento da água da chuva. Em comparação com um gramado convencional, os jardins de chuva permitem que 30% mais água penetre no solo”, explica Fabi.

“Os centros das cidades possuem baixa capacidade de permeabilidade do solo, e isso se deve às altas quantidades de asfalto nas ruas. Em época de chuvas fortes, passam a ser comuns as inundações, enchentes ou alagamentos, atrapalhando o fluxo da cidade. Desta forma, o jardim de chuva é projetado para reter temporariamente e absorver o escoamento da água da chuva que flui de telhados, pátios, gramados, calçadas e ruas. Por isso, solicito que se realize um estudo com objetivo de implementar jardins de chuva em nosso município, principalmente nas áreas com mais predisposição a alagamentos e enchentes”, finaliza a vereadora.

Publicado em: 08/10/2021 15:50:20