Quantidade de Técnicos em Segurança do Trabalho é questionada à Prefeitura

Para vereador Rafael de Angeli (PSDB), atuação desses profissionais é essencial para prevenção de acidentes e doenças
Visualize fotos

Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais seguro possível, o Técnico em Segurança do Trabalho atua, justamente, na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em busca de informações sobre a atuação desses profissionais na Prefeitura Municipal, o primeiro secretário da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), protocolou, no dia 27 de outubro, o Requerimento nº 1013/2021.

No documento, o parlamentar reitera a importância desse profissional na organização de programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, orientação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e dos trabalhadores, além da inspeção de segurança e emissão de laudos técnicos, sem contar a realização de palestras e treinamentos.

O vereador requer que sejam enviadas, à Câmara Municipal, as seguintes informações: quantidade e lotação dos Técnicos em Segurança do Trabalho nos equipamentos públicos municipais, além de cópias do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais de 2018 até 2021. Angeli também pergunta sobre a situação atual da Cipa e sobre o dimensionamento do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Angeli quer confrontar dados para possivelmente melhorar o trabalho dos servidores. “Estamos cobrando informações e dados sobre esses profissionais para podermos fiscalizar a qualidade da segurança no trabalho dos nossos servidores municipais e no ambiente institucional da Prefeitura”, explica Angeli.

A Prefeitura tem o prazo inicial de 15 dias para responder aos questionamentos, prorrogável por até 55 dias.




Publicado em: 08/11/2021 17:53:07