25 de novembro é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher e, por isso, uma iniciativa da vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulheres, disponibiliza, a partir desta terça-feira (16), no saguão da Câmara Municipal de Araraquara, a exposição "Recortes de Mulher".
A exposição é o trabalho de colagem de algumas das mulheres que participaram do projeto "Resiliência Feminina pela Arteterapia", patrocinado pela Unesp/Proex, coordenado pela professora Raquel Duarte Moreira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp Araraquara e ministrado pela arte-terapeuta Claudia de Carvalho Cavicchia.
O projeto realizou 10 encontros, 9 virtuais e um último presencial, em que mulheres de universos diferentes se deram as mãos para atravessar alguns dos principais momentos de suas trajetórias femininas pelo teatro de miniaturas e pela colagem, tecendo juntas, os fios entre a arte e suas vidas. O objetivo era, acima de tudo, terapêutico, isto é, proporcionar a essas mulheres um encontro, um estado de bem-estar e alimentar suas capacidades de resiliência através da Arteterapia, face ao isolamento durante a pandemia.
No entanto, o resultado destes encontros e conversas sobre alguns recortes da intimidade de cada uma acabou gerando um resultado estético e que puderam se tornar um objeto de exposição aberta ao público. Nem todas desejaram expor suas obras e isso foi respeitado.
Acompanhe abaixo as obras de algumas artistas e seus recortes de mulher.
Publicado em: 16/11/2021 14:30:00