Aprovado pela Câmara, programa oferece oportunidade de recomeços

Presidente do Legislativo, Aluisio Boi (MDB), reconheceu importância da iniciativa para mudar futuro dos beneficiários
Visualize fotos

“Que vocês sejam semeadores desse conhecimento adquirido”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), durante a solenidade de recepção aos novos integrantes da 8ª turma do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) Frentes da Cidadania, realizada no auditório da Biblioteca Municipal de Araraquara “Mário de Andrade”, na terça-feira (30).

Este programa da Prefeitura tem por objetivo promover a inclusão social, a qualificação profissional, a elevação da escolaridade e da renda para munícipes em situação de vulnerabilidade, por meio da concessão de uma bolsa-auxílio no valor mensal de um salário mínimo pelo período de um ano. O benefício tem como condicionalidade a participação, com frequência, em cursos de capacitação profissional e na educação básica. 

“Na vida, a diferença está em quem tem oportunidade e quem não tem. Esse programa mostra que vocês podem superar as adversidades e oferece apoio até que consigam caminhar sozinhos. Nós acreditamos em vocês! Acreditem também e invistam em si mesmos”, frisou o prefeito Edinho Silva (PT).

Para Ingrid Iani Vidal, que já participou do programa Frentes da Cidade e agora é funcionária de uma grande empresa e estudante do curso superior de Ciência Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a oportunidade fez toda a diferença. “Eu enfrentei muitas dificuldades e muitos de vocês também enfrentarão, mas não desistam, não deixem os obstáculos vencerem. Lembrem-se de que nunca é tarde e de que o erro também é uma conquista”, afirmou a universitária aos iniciantes no programa.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, destacou a mudança na autoestima dos beneficiários que concluíram o PIIS. “Vocês estão mais donos de si. A transformação é perceptível. É esse se colocar em primeiro lugar que faz a diferença.”

Boi lembrou que a Câmara Municipal aprova programas como esse, pois sabe que essas iniciativas melhoram a vida das pessoas. “Agora, vocês são exemplos para quem está começando e também para toda a sociedade. Que vocês sejam multiplicadores de esperança para quem precisa”, concluiu o presidente.

Na mesma ocasião, aconteceu o lançamento do livro “Receitas e Memórias Afetivas”, de autoria dos beneficiários do programa PIIS-Frentes da Cidadania, com apoio da Coordenadoria de Segurança Alimentar (da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) e da Coordenadoria do Trabalho, Economia Criativa e Solidária (da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo). “O livro é uma combinação de pessoas, temperos e sentimentos. São receitas de família contadas com muito afeto. Isso é trabalho de educação alimentar: pensar na comida”, ressaltou a coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani Silva.

Também participaram do evento a vice-presidenta da Casa de Leis, Thainara Faria (PT), e os vereadores Emanoel Sponton (Progressistas) e Paulo Landim (PT), além do vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), a coordenadora municipal de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, outros servidores da Prefeitura e representantes da sociedade civil.




Publicado em: 30/11/2021 15:25:43