Aplicativo municipal pode contribuir para segurança das mulheres

Além da tecnologia, vereador João Clemente (PSDB) propõe parceria do município com Instituto Maria da Penha

Em um ano, o aplicativo “Salve Maria”, lançado em 2019 pela Prefeitura de Uberlândia (MG), teve 8 mil downloads e registrou 502 denúncias de violência contra mulheres. Inspirado nesta iniciativa, o vereador João Clemente (PSDB) propõe que a tecnologia seja utilizada em Araraquara para aumentar a segurança das mulheres. O parlamentar também sugere a formalização de parceria entre o município e o Instituto Maria da Penha para o fortalecimento de políticas públicas municipais que contribuam para a aplicação integral da Lei Maria da Penha.

Na Indicação nº 1.152/2022, Clemente defende que a implantação do aplicativo facilitaria a denúncia de crimes e a busca por serviços de apoio e de acolhimento em momentos de emergência, como prevê a Lei Maria da Penha. “A violência, os abusos cometidos contra a mulher podem ser encaminhados e solucionados ‘em passo acelerado’, quem sabe, possibilitando que vidas sejam salvas”, pondera.

Já a Indicação nº 1.153/2022 trata da possibilidade de parceria entre o município e o Instituto Maria da Penha. Na opinião do vereador, a instituição dispõe de projetos e serviços que podem colaborar para o fortalecimento das políticas públicas municipais. “Por meio de especializações, workshops, consultorias, palestras e cursos de capacitação, a parceria com o Instituto Maria da Penha poderia ser benéfica para o enfrentamento à violência doméstica, familiar e empregatícia contra a mulher”, propõe o parlamentar.

Publicado em: 02/03/2022 18:00:04