Em janeiro, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) pediu informações da Prefeitura sobre a falta de iluminação pública em diversas praças da cidade. Na resposta ao Requerimento nº 44/2022, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos assegurou que os problemas são pontuais e não têm relação com a substituição das lâmpadas tradicionais por luminárias LED.
No documento, o parlamentar indagou se, ao fazer a substituição, a iluminação antiga de algumas praças estaria sendo desligada, deixando o local “totalmente no escuro por semanas, até que a instalação das novas lâmpadas fosse feita”. Assis ainda enfatizou que espaços públicos bem iluminados são fundamentais para assegurar a mobilidade e a segurança dos cidadãos. “Moradores de áreas próximas dessas praças sem iluminação estão passando por períodos de insegurança”, colocou.
Segundo a Prefeitura, a iluminação antiga só é desligada pelas empresas contratadas no dia em que a nova iluminação entra em funcionamento. “Em todos os locais públicos com iluminação existe a possibilidade de esta deixar de funcionar por um longo período, seja por falta de energia, furto de fiação ou desastres naturais. Para isso, temos a equipe de fiscalização, de manutenção e o atendimento do 0800-7701515, por meio do qual os munícipes informam a possível falta de iluminação”, afirma o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla.
De acordo ainda com o chefe da pasta, diversas ordens de serviço referentes à iluminação pública são recebidas todos os dias e cada uma é tratada individualmente. “Em algumas, o reparo é feito de forma rápida, quando se trata de lâmpada queimada ou de disjuntor desarmado. Outras podem ser de média complexidade, como fiação rompida ou curto circuito nas tubulações. E, em outras, pode ser necessário refazer a instalação toda, como é o caso de vandalismos e furtos de fiação, que vêm acontecendo cada vez com mais frequência”, lamenta.
Sobre o caso específico do Jardim Popular, perguntado pelo vereador, a Prefeitura informou que a fiação da entrada de energia foi rompida por um funcionário da empresa, no momento da escavação. “Assim que esta gerência soube do problema, notificou a empresa que foi até o local e restabeleceu prontamente a iluminação antiga, visto que a nova ainda levará alguns dias para entrar em funcionamento”, explicou Pelícolla.
Publicado em: 14/03/2022 16:55:33