Frente à possível crise dos fertilizantes que vem trazendo receio aos brasileiros, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou indicação, sugerindo a realização de estudos para a criação do Plano Municipal de Defesa dos Fertilizantes, por meio de convênios e acordos de vontades.
Fertilizantes são compostos, orgânicos ou inorgânicos, que fornecem nutrientes ao solo, com o objetivo de melhorar a qualidade das culturas agrícolas.
O parlamentar considerou que o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) possui estudos e pesquisas sobre fertilizantes, e que a Universidade de Araraquara (Uniara) disponibiliza o curso de Engenharia Agronômica.
Clemente argumentou também que a cidade conta com diversos produtores agrícolas, desde os maiores do agronegócio – com produções de cana-de-açúcar e laranja – até os pequenos e médios agricultores; além da produção vinda dos assentamentos rurais, e das empresas e lojas especializadas em fertilizantes, como a Hinove – Fertilizantes Especiais.
Por fim, o vereador citou a Coordenadoria Executiva da Agricultura e explicou que o objetivo da indicação é propor a junção de ideias desse órgão e de todos os atuantes mencionados – pesquisadores, professores, estudantes, profissionais da área, empresários, comerciantes, agricultores, Poder Público e sociedade civil – para colocar em prática a elaboração do Plano.
Segundo o parlamentar, o intuito do projeto é apurar o cenário local dos fertilizantes e desenvolver políticas públicas para que o mercado municipal não seja desabastecido pela possível crise nacional.
Publicado em: 14/03/2022 18:14:45