O Cemitério São Bento apresenta um grande número de sepulturas e grande visitação pública; no entanto, a Capela está fechada aguardando o projeto de restauro há mais de três anos, sem nenhuma segurança aparente.
Diante desse problema, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou o Requerimento nº 167/2022, solicitando, ao setor competente da Prefeitura, esclarecimentos sobre a situação. Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano respondeu às questões do parlamentar.
Na resposta, a Secretaria informou que o projeto de restauro ainda não foi iniciado, mas que existe um Projeto de Lei Complementar (PLC) para regularização do Cemitério São Bento que, se aprovado, viabilizará a restauração da Capela.
O setor informou ainda que o Termo de Referência de restauro da Capela São Bento foi aprovado pela Câmara Técnica do Conselho Municipal de Patrimônio de Araraquara (Compphara) e que aguarda publicação desta para a contratação do projeto, caso haja dotação orçamentária.
Para o vereador, “A capela do cemitério São Bento é um patrimônio público preservado e incluído no Plano Diretor desde 2005, que deveria ter recebido todos os cuidados e a restauração necessária, independente da aprovação de novos e futuros projetos de lei que a viabilizem, buscando preservar principalmente a história e o valor cultural desse patrimônio.
Além disso, há diferentes respostas a outros vereadores que fizeram questionamentos sobre o tema.”
Publicado em: 03/05/2022 13:43:06