Durante uma ação socioeducativa, na quinta-feira (1), cerca de 40 jovens, entre 12 e 21 anos, do programa social Filhos do Sol, promovido pela Prefeitura, participaram do Projeto Visite a Câmara, desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) de Araraquara.
“O objetivo dessa iniciativa é que a sociedade civil, escolas e instituições de ensino em geral, assim como empresas, entidades e associações tenham a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo e as dependências da Câmara Municipal”, explicou a assistente técnica da EL, Ana Paula Kuwana.
Ela, juntamente com o presidente da EL, vereador Guilherme Bianco (PCdoB), e a servidora Bruna Brasil, apresentaram a estrutura física do Câmara aos jovens e, no Plenário, ministraram uma palestra sobre as funções do vereador, a divisão dos poderes e o funcionamento do Legislativo Municipal.
“É importante eles ocuparem esses espaços, entenderem o papel dos parlamentares, pois, sem essa base, quando chega a época das eleições, fica difícil escolher um candidato. Além disso, agora eles sabem que, se um dia quiserem, também podem concorrer para serem representantes do povo”, frisou a assessora especial de Políticas para Juventude da Prefeitura, Stacy Chaves.
Os participantes aprovaram a experiência. “Eu achei muito interessante entender que aqui é um lugar nosso também. Entender esse funcionamento ajuda bastante na hora escolher alguém que possa ajudar a gente”, afirmou Kettilyn Coloni. Compartilhando da ideia, a participante Wituani Américo destacou: “Eu aprendi várias coisas, como que nós temos que votar para o bem da nossa cidade”.
Também participou da iniciativa a gerente do Centro da Juventude e Programa Filhos do Sol, Daniela Prates e os professores Anderson Senapeschi e Renato Marcelino, das Oficinas Culturais.
Publicado em: 01/09/2022 17:21:21