“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a Terra.” É isso o que diz o Hino do Rio Grande do Sul, executado durante a solenidade de entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao Restaurante Alto Uruguai, na noite da terça-feira (20), data em que se celebra o Dia do Gaúcho.
A homenagem foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 1.129/2021, de iniciativa do presidente da Câmara de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB). O parlamentar também é autor da Lei Municipal nº 7.445/2011, que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos da cidade o Dia do Gaúcho.
“Queria muito homenagear alguns segmentos que tiveram dificuldades na pandemia, mas se reinventaram, se reergueram, conseguiram manter os empregos das pessoas. O Alto Uruguai fez isso, se reinventou, entregou marmitas, mas hoje está aqui novamente fortalecido, gerando emprego e renda, um ambiente familiar, que é o simbolismo desse novo momento, de acreditar nas pessoas, e o Alto Uruguai simboliza isso, a família trabalhando, gerando emprego e atendendo bem a população no setor de gastronomia”, afirmou Boi.
No entendimento do vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), que representou o prefeito Edinho Silva (PT), essa homenagem da Câmara é muito importante para a cidade. “É um povo acolhedor, é um povo amigável, e nessa condição não só esse restaurante, são várias tradições aqui em Araraquara, como as festas, os bailes que eles promovem. Isso só vem a engrandecer a nossa cidade.”
Idealizador do restaurante, Leonildo Francisco Bonasina, o Deca, avalia a honraria como um reconhecimento da população. “O que me satisfaz é o povo que me deixa contente e a gente na luta. Para conseguir um quadro deste tem de ter sacrifício e responsabilidade.”
Também participaram da solenidade o primeiro e o segundo secretários da Mesa Diretora da Casa de Leis, vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e Lucas Grecco (União Brasil), respectivamente, a vereadora Luna Meyer (PDT), os vereadores Edson Hel (Cidadania), Gerson da Farmácia (MDB), Marchese da Rádio (Patriota), Marcos Garrido (Patriota) e Paulo Landim (PT), o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni, além de Marlene, esposa de Deca, os filhos, Cleiton e Nilmar, as noras, Cirley e Mariana, os netos, Ana Julia, Maria Rita e João Gabriel, além de Orildo Paulino Basegio, representando os gaúchos.
O restaurante
Em 1987, começava uma história de trabalho, luta e realizações da família Bonasina. Leonildo Francisco Bonasina, o Deca, dona Marlene e os filhos, Cleiton e Nilmar, vieram em busca da realização de um sonho: montar um restaurante com jeito gaúcho de atender. Nascia o Restaurante Alto Uruguai.
O restaurante foi inaugurado na Alameda Paulista, com o patriarca na administração e a matriarca na cozinha, onde está até os dias de hoje.
O restaurante da família, natural de Jacutinga, interior de Erechim, no Rio Grande do Sul, caiu no gosto dos araraquarenses. Em 1992, o restaurante se mudou para a Galeria Álvaro, no centro da cidade, onde ficou por dois anos. Depois disso, foram quatro anos trabalhando em outros estabelecimentos.
Os tempos haviam mudado e os meninos se tornaram adultos e, junto com os pais, resolveram reabrir o negócio. Cleiton e Nilmar voltaram ao mesmo local onde tudo começou, na Alameda Paulista, com Deca como conselheiro e dona Marlene na cozinha.
Hoje, o Restaurante Alto Uruguai participa da vida de Araraquara e contribui com ações de grande alcance social. Destaca-se também na geração de empregos e apoio ao esporte, tanto que patrocinou o basquete de Araraquara por anos e hoje apoia o futsal e o futebol amador.
Publicado em: 21/09/2022 16:58:40