Enfermeira Saliane Ribeiro recebe Diploma de Honra ao Mérito

Vereadora Filipa Brunelli (PT) foi autora de indicação que concedeu honraria à homenageada
Visualize fotos

Na quinta-feira, 1º de dezembro, data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids de Araraquara, enfermeira Saliane Ribeiro, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara. A homenagem aconteceu durante um evento organizado pela Prefeitura, com o propósito de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids.

A honraria foi concedida por indicação da vereadora Filipa Brunelli (PT), que explicou a escolha da homenageada. “Saliane acolhe os usuários do SUS com afeto e carinho. Só quem passa em atendimento com ela entende. O trabalho dela é importantíssimo e de muito comprometimento. Além disso, ela foi fundamental no processo de implementação do PrEP, medicamento utilizado para prevenir uma infecção pelo HIV, em Araraquara”, frisou a parlamentar.

A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, destacou a importância dos serviços prestados pela enfermeira à cidade. “Foi uma escolha muito justa e merecida. Saliane já passou por diversos setores, sempre atendendo com muita dedicação, sendo uma grande trabalhadora e defensora do Sistema Único de Saúde”. Em pensamento compartilhado, o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas) também aprovou a iniciativa da Câmara. “Que surjam várias ‘Salianes’, porque ela realmente faz a diferença na Saúde do município.”

A homenageada descreveu o sentimento de receber o Diploma. “Estou muito emocionada, porque essa data é especial, a gente lembra de todos que sofrem, principalmente com o preconceito mais do que com a doença, e a gente ser reconhecida por estar fazendo o nosso melhor é emocionante mesmo.”

Também estavam presentes no evento a vice-presidenta da Câmara, vereadora Thainara Faria (PT); a enfermeira do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), Marisa Marques Monteiro; o gestor do Programa Close na Prevenção, Alberto Carlos Andreoni de Souza; e representando as organizações não governamentais e sociedade civil, Izaías Ambrósio da Silva.

 

Sobre a homenageada

Natural da cidade de Passos, Minas Gerais, Saliane Ribeiro se interessou pela área da saúde após passar por atendimento em uma unidade de saúde do seu município. A partir daí, dedicou seus estudos para ingressar no curso de enfermagem e obstetrícia. Mudou-se para Araraquara em 1998 com o propósito de trabalhar na Santa Casa.

Em 2017, iniciou sua trajetória na Maternidade Gota de Leite de Araraquara (Fungota), onde permanece até os dias atuais. Nesse período, também trabalhou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Paraíso, na ESF do Jardim Iedda e no Hospital José Nigro Neto, em Américo Brasiliense.

Em 2019, assumiu a gerência do Programa IST/Aids do município, no qual desempenha um importante papel na luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e, principalmente, na desburocratização do acesso ao programa, agilizando, assim, a busca ativa, o diagnóstico rápido e o tratamento oportuno.




Publicado em: 01/12/2022 14:30:51