A vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou projeto de lei que cria a Semana Municipal da Conscientização sobre a Menopausa e a inclui automaticamente no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara.
De acordo com a propositura, o evento é uma forma de promover informação, assistência e amparo à saúde física e mental durante o período da menopausa, uma fase de transição fisiológica entre os períodos reprodutivos e não reprodutivos das mulheres cisgênero, dos homens transexuais, das pessoas intersexo e não binárias.
A proposta é que o evento seja realizado anualmente, na semana do dia 18 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Menopausa, com uma série de campanhas educativas, palestras, seminários, debates e apresentação de pesquisas, tudo voltado para a melhora na qualidade de vida das pessoas na menopausa.
“A menopausa é um período de grandes alterações hormonais que resultam em sintomas físicos e psicológicos e, se não houver o devido cuidado e acompanhamento, eles podem comprometer a qualidade de vida e as relações pessoais e sociais das pessoas. Por isso, é necessário ter esta estrutura de amparo com políticas públicas eficientes, humanizadas, equitativas e integrais”, fala a vereadora Fabi Virgílio.
A parlamentar lembra ainda a importância de se trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) o acolhimento amplo das pessoas na menopausa, para além das mulheres cisgênero, uma vez que o sistema ainda não está preparado para atender a comunidade LGBTQIA+ como um todo, provocando o afastamento desta importante parcela da população dos tratamentos médicos, o que só se agrava quando se trata de atendimentos relacionados à identidade de gênero. “É preciso acabar com os constrangimentos e tratamentos inadequados neste sentido”, reforça.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)
Publicado em: 17/02/2023 10:19:10