Indicação propõe criação de Polo Municipal para Incentivo da Indústria Farmacêutica

Sugestão do vereador João Clemente (PSDB) leva em conta características acadêmicas, econômicas e logísticas de Araraquara

Uma Indicação protocolada pelo vereador João Clemente (PSDB) propõe ao Poder Executivo que analise a viabilidade social, econômica, ambiental e política para a criação de um Polo Municipal para Incentivo da Indústria Farmacêutica – Pesquisa & Desenvolvimento, Produção de Farmoquímicos, Produção de Especialidades Farmacêuticas e Marketing e Comercialização das Especialidades Farmacêuticas.

Clemente destaca que o Brasil importa produtos que são utilizados como matéria-prima na fabricação de fármacos e medicamentos, como compostos organo-inorgânicos, compostos heterocíclicos, ácidos nucleicos e seus sais e sulfonamidas. No Brasil, em 2021, a importação desses materiais chegou a aproximadamente 6 bilhões de dólares.

Para o vereador, o município possui condições e características para se tornar um Polo de Incentivo da Indústria Farmacêutica voltado ao mercado interno e mundial.

No documento, Clemente ressalta que Araraquara possui instituições acadêmicas de formação, pesquisa e extensão de ponta, contando com cursos da Unesp em Farmácia, Química e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, além de cursos em instituições privadas. O vereador também cita a presença de uma unidade da Fundação para o Remédio Popular (Furp) na vizinha cidade de Américo Brasiliense.

Entre os pontos que permitem a criação desse polo, para Clemente, também estão a localização estratégica no estado de São Paulo, uma mão de obra especializada e pronta para se especializar, um povo trabalhador e criativo, ter distritos industriais já consolidados e serviços públicos de excelência e, ainda, integrar o Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo (Concen).

“É uma cidade exportadora de produtos (internamente e para o mundo) e com natureza vanguardista, empreendedora e inovadora nos negócios, isto é, o Município de Araraquara possui condições e características (sociais, econômicas, ambientais, políticas, etc.) para engendrar o Polo Municipal para Incentivo da Indústria Farmacêutica”, declara o vereador.

Publicado em: 12/04/2023 10:43:53

Publicado por: Foto: Freepik