Região do Campo do Acco, na Vila Xavier, tem recebido manutenção

Informação é da Secretaria de Obras em resposta a questionamentos do vereador João Clemente (PSDB)

No fim de fevereiro, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou uma indicação e um requerimento, pedindo atenção da Prefeitura aos arredores do Estádio Municipal “Doutor Luiz Bento Palamone”, o Campo do Acco, na Vila Xavier. O parlamentar sugeria realização de roçada, recolhimento de inservíveis e limpeza das vias e calçamento. Ele solicitava, ainda, informações sobre os cronogramas de limpeza e asseio na região mencionada.

No entendimento de Clemente, “as praças públicas representam qualidade de vida para a população, um espaço para inter-relacionamentos, convivência, à luz da tríade comunicação, relação e interação entre familiares, amigos e visitantes”. “Ademais, as praças, assim como todos os equipamentos públicos municipais, quanto mais bem cuidadas e zeladas, maior a satisfação dos munícipes”, acrescentou.

Em resposta, a Gerência de Áreas Verdes de Próprios Municipais informou que a primeira manutenção no local ocorreu em março de 2022, sendo que a empresa terceirizada iniciou suas atividades em 3 de fevereiro (início de contrato). Os serviços elencados são roçada de gramados, despraguejamento, combate a formigueiros e podas de árvores de pequena monta.

Segundo o órgão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, “em 2022, contabilizamos quatro vezes em que os serviços foram realizados neste próprio em específico, sendo que foi espaçado devido à realização de obra de troca de grama, em substituição da natural pela sintética, devido à dificuldade de trabalho no local”.

A Gerência explica que, no final do ano passado, pensou-se na realização de uma nova licitação, pois a empresa da época apresentava velocidade de execução aquém da demanda. “Feita nova licitação, a empresa vencedora iniciou suas atividades em 22 de março de 2023, ainda com um contingente menor, em virtude de contratação de colaboradores e estruturação para a execução dos serviços.”

O órgão detalha que, de modo geral, tem um cronograma de execução de aproximadamente 60 dias entre as manutenções, salvo nos períodos de estiagem, quando se espaça um pouco mais, de acordo com a real necessidade de limpeza.

Publicado em: 11/05/2023 10:43:46