Assembleia Estrelas de Isis é homenageada na Câmara

Iniciativa é de autoria do Presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), e reconhece trabalho social feito por meninas e jovens
Visualize fotos

Na noite de sexta-feira (1), a “Assembleia Estrelas de Isis nº 32 da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas” recebeu o Diploma de Reconhecimento Público, em Sessão Solene realizada no Plenário da Câmara.

A homenagem aconteceu na mesma data do aniversário da criação da Ordem em Araraquara, que completou 11 anos e estava representada pela ilustre preceptora Lívia de Carvalho e outros membros da entidade.

A honraria foi concedida após indicação do Presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), como uma forma de incentivar o trabalho voluntário realizado pela instituição na cidade. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Damiano Neto e secretários municipais, além de representantes de entidades maçônicas e paramaçônicas locais.

Segundo Landim, “a solenidade não foi apenas uma mera formalidade, mas um gesto de gratidão e admiração para essas meninas e jovens que, há mais de uma década, realizam um trabalho importante para toda a comunidade”.

Desde o início das atividades da Ordem em Araraquara, têm sido realizadas diversas ações solidárias que já arrecadaram toneladas de alimentos, inúmeros agasalhos, mechas de cabelos para confecção de perucas para pacientes oncológicos, promoveram o cadastramento de doadores de medula óssea e incentivaram a doação de sangue, entre outras.

Em 2013, havia sido aprovado pela Câmara o Projeto de Lei que fez a inclusão do Dia Municipal da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas – “Assembleia Estrelas de Ísis de Araraquara nº 32”, que é comemorado em 6 de abril.

“É muito importante para, nós, meninas arco-íris, ter essa visibilidade para podermos chegar e ajudar ainda mais pessoas, pois acreditamos no trabalho que fazemos com muita determinação e esforço”, afirma Lívia.

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara de Araraquara e está disponível para ser assistida pelo Facebook e pelo Youtube.

 

A Ordem Internacional do Arco Íris para Meninas

A Ordem Internacional do Arco Íris para Meninas é um clube de serviço para jovens criada pela Maçonaria. Trata-se de uma organização para moças de 11 a 20 anos, com ou sem parentesco maçônico, necessitando apenas do apadrinhamento de um maçom ativo e/ou indicação de outra menina arco-íris.

O criador da ordem foi W. Mark Sexson, um maçom que havia estudado a Ordem DeMolay e sugeriu que uma organização similar para as meninas poderia ser benéfica. A primeira cerimônia de iniciação foi realizada por um grupo de 171 meninas em 6 de abril de 1922, no auditório do Templo do Rito Escocês em McAlester, no estado de Oklahoma (EUA).

Os membros da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas promovem ações em suas escolas e comunidades, com o objetivo de levantarem fundos para instituições de caridade e realizam trabalhos voluntários em suas comunidades.

Já passaram pela “Assembleia Estrelas de Ísis nº 32 da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas” mais de uma centena de jovens e mais de 30 conselheiros. Sua atual gestão tem como “ilustre preceptora” Lívia de Carvalho e o acompanhamento de uma “mãe conselheira”, que é feito por Nathalia Rigolin. O Conselho Consultivo da instituição é composto por 15 pessoas, em sua grande maioria pais e mães das meninas que integram a assembleia, e é presidido por Celso Rigolin.




Publicado em: 04/09/2023 20:04:37