Serviço de Oftalmologia da Santa Casa recebeu 950 pacientes do Cresep

Informações foram dadas pela Secretaria da Saúde após questionamentos do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)
Visualize fotos

Em junho, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) encaminhou um documento à Prefeitura, pedindo informações sobre a quantidade de pacientes em tratamento, aguardando tratamento e cirurgia oftalmológica no Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa (Cresep) que foram encaminhados à Santa Casa de Araraquara.

“Em 2023, os atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), realizados pelo Cresep de Araraquara foram encerrados, e os pacientes foram transferidos para a Santa Casa”, lembra o parlamentar.

Por isso, ele perguntou ao Executivo quantos pacientes foram encaminhados do Cresep para a Santa Casa para continuidade do tratamento, cirurgias oftalmológicas e suas respectivas especialidades (catarata, oculoplástica, pterígio, cirurgias de retina, injeções intraoculares, estrabismo e glaucoma); quantos pacientes encaminhados estão aguardando tratamento, com informações da especialidade e da cidade; e quantos foram atendidos, também informando especialidade e cidade.

Em resposta, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, explica que foram recebidos em torno de 950 pacientes do Cresep, os quais foram transferidos para o Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara. “Todos os pacientes já passaram pelo primeiro atendimento, através do mutirão iniciado em 31 de julho, sendo priorizados os casos mais graves. Os pacientes de outras cidades também estão utilizando as vagas do mutirão e dando prioridade aos casos mais graves, conforme orientação do Ministério da Saúde.”

A chefe da pasta informa que a Secretaria não tem os dados dos demais municípios, uma vez que a primeira consulta e as consultas de retorno são diretamente agendadas pelos municípios da região da DRS Ill no Serviço Oftalmológico da Santa Casa.




Publicado em: 11/09/2023 12:18:11

Publicado por: Foto: Amanda Rocha - ACidadeON