‘Bonitão da CTA’ ainda não teve processo de recuperação iniciado

Informações foram solicitadas pela vereadora Fabi Virgílio (PT)

No início de setembro, a vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a manutenção e utilização do veículo trólebus número 1, mais conhecido como o “Bonitão da CTA”, hoje disposto em área onde está instalada a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, antigo prédio da CTA, na Fonte Luminosa.

“O veículo em questão é o primeiro trólebus fabricado no Brasil e que entrou em operação pela CTA em 1959. Com o fim do tráfego de trólebus pela cidade, o número 1 foi aposentado e, anos depois, preparado para ser um pequeno museu do trólebus, instalado na Praça da Fonte Luminosa”, explica a parlamentar no documento.

Fabi lembra também que há dois anos e meio, no entanto, ele foi retirado da Praça com o argumento de que passaria por adequações e reforma. “Para minha surpresa, a manutenção nunca foi feita e, apesar de ser móvel, ele segue fixo e por todo esse tempo abandonado nos fundos da Secretaria, sob ação do tempo”, reforça.

Recentemente, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, informou que serão realizados, principalmente, serviços de funilaria e pintura, além dos consertos necessários que forem surgindo durante o processo de recuperação. No entanto, ainda não existe um cronograma ou um projeto de recuperação. “O processo de recuperação não foi iniciado e, portanto, não existem ainda orçamento ou previsão de gastos. Neste momento, não existe previsão de quando ele voltará a estar disponível para a visitação pública.”

O chefe da pasta explicou que, após a reforma, o veículo será exposto, provavelmente, em local coberto, protegido do sol e das chuvas, para que seja conservado de maneira adequada, porém ainda não foi definido o local para exposição.

Publicado em: 17/10/2023 10:10:12

Publicado por: Foto: Acervo CTA