Daae realiza vistorias para identificar reservatórios em situação de risco à população

Autarquia enviou ao vereador João Clemente (PSDB) dados sobre manutenção das estruturas existentes na cidade

Em agosto, o vereador João Clemente (PSDB) enviou requerimento ao Executivo pedindo informações sobre os reservatórios de água existentes nos bairros de Araraquara e que são mantidos pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

Entre os questionamentos apresentados no documento, ele solicita explicações a respeito das manutenções preventivas e preditivas realizadas nessas estruturas durante o último ano, além do cronograma de vistorias e reparos previstos para os próximos 12 meses.

O parlamentar justificou sua solicitação ressaltando as questões de segurança envolvendo a população e relembrando o episódio ocorrido na cidade em 2015, quando houve o rompimento de uma caixa d’água na Vila Xavier, que levou à morte de duas mulheres e alagou residências vizinhas ao local.

Segundo ofício e documentos enviados pelo Daae, Araraquara conta atualmente com 51 reservatórios e, em 2018, a autarquia contratou uma empresa especializada para vistoriar 26 estruturas feitas de concreto armado e argamassa. O trabalho resultou em laudos técnicos das edificações analisadas, com recomendações para a manutenção adequada e sugestão de medidas preventivas para aumentar a vida útil e a preservação desses dispositivos.

Após a conclusão desses estudos, outra instituição foi chamada para executar os projetos de recuperação estrutural e impermeabilização de nove reservatórios, que foram entregues em 2020. Também foram reparados os vazamentos existentes no Reservatório Elevado da Vila Xavier (R7) e feita pintura de impermeabilização do lado externo.

Mais recentemente, por meio de um serviço terceirizado, o Daae avaliou dez estruturas que estariam em risco de colapso. Entre as situações de perigo identificadas, o reservatório apoiado do Jardim Martinez (R15) foi desativado e será demolido para a construção de outro em substituição. A necessidade de outros reparos também foi constatada, mas devido ao alto custo envolvido nas obras, deverão ser pleiteados recursos externos para que as reformas sejam realizadas.

Sobre o cronograma de fiscalizações, a autarquia informa que, desde o início do segundo semestre de 2023, está sendo elaborado um Termo de Referência para a contratação de empresa especializada para vistoriar e emitir laudos dos 26 reservatórios metálicos do município, encerrando todo o ciclo de diagnóstico do sistema existente.

Publicado em: 18/10/2023 14:26:17

Publicado por: Foto: Daae Araraquara