A Escola do Legislativo (EL) da Câmara finalizou o programa Visite a Câmara 2023, recebendo, na manhã da quarta-feira (13), alunos do curso de Recepcionista do Programa de Incentivo à Inclusão Social (Piis), parceria da Prefeitura com o Senac. Essa foi a 15ª visita de entidades à Casa de Leis durante o ano de 2023.
Para a presidenta da EL, vereadora Luna Meyer (PDT), a iniciativa cumpre um papel relevante no exercício da política, cidadania e educação do Legislativo Municipal como também reforça a missão da Escola do Legislativo.
“Durante o ano de 2023, a Escola do Legislativo contemplou 67 ações, entre elas palestras, atividades do Parlamento Jovem, cursos, edições do Visite a Câmara, além do lançamento de podcasts. Para o próximo ano, a Escola pretende ampliar seu canal de comunicação junto à população, por meio de lançamento de fóruns, abrangendo temáticas diferenciadas. Além disso, haverá mudanças no formato do Parlamento Jovem com a finalidade de aproximar ainda mais os alunos do Legislativo”, destacou Luna.
Durante a visita, que se iniciou no Plenário, os integrantes acompanharam uma palestra, ministrada por servidores da EL, assistiram a vídeos explicando sobre as funções dos vereadores e noções básicas relacionadas ao sistema político brasileiro, como o processo eleitoral e a divisão dos poderes, além de realizarem uma visita técnica às dependências do Legislativo, conhecendo setores como o estúdio de TV, secretaria, biblioteca e gabinetes parlamentares.
A aluna Arlete Rosângela Daniel de Souza afirmou que a visita serviu para ela conhecer o Plenário e as funções dos vereadores, como criar leis sobre o interesse do povo no município, promover debates públicos, fiscalizar as contas da Prefeitura e defender interesses da população perante o Executivo.
“Gostei muito de estar aqui. Aprendi bastante coisa. Achava que as decisões políticas eram dadas apenas pelo prefeito e hoje eu aprendi que os vereadores têm um papel importante na vida dos araraquarenses. Nós, como moradores da cidade e eleitores, temos que conhecer os problemas da cidade e participar mais das decisões políticas”, acrescentou Arlete.
Para a professora do Senac, Aline Michele Nascimento Augustinho, que ministra um módulo do curso “Inserção em mercado de trabalho em atendimento”, o Visite a Câmara se encaixa com o propósito do Piis que motiva a ocupação dos espaços públicos de Araraquara. “Além disso, o módulo que estou ensinando para eles, que é cerimonial e protocolo, tem tudo a ver com os ritos que são utilizados durante as sessões ordinárias e extraordinárias. E isso são expressões sociais vistas tanto nos ambientes públicos como nos espaços corporativos e que serão bastante usadas futuramente pelos alunos no exercício da profissão de recepcionista”, ressaltou.
Visite a Câmara
O programa é fruto da Resolução nº 427, de 8 de dezembro de 2015, que estabeleceu o Projeto Político-Pedagógico da Escola do Legislativo, cujos eixos de atuação são aproximar o poder público da sociedade por meio da educação política e contribuir para o exercício da cidadania. A EL é responsável por planejar, organizar e executar o projeto Visite a Câmara.
Como participar
Grupos da sociedade civil, escolas e instituições de ensino em geral, empresas, entidades e associações devem entrar em contato com a Escola Legislativo, por meio do telefone (16) 3301-0630 ou pelo e-mail escoladolegislativo@camara-arq.sp.gov.br.
Publicado em: 14/12/2023 12:35:34