A Câmara aprovou em sua primeira Sessão Ordinária do ano, em votação por maioria simples, o Projeto de Lei nº 13/2024, que incluiu no orçamento do Município o valor R$ 12.540.407, que deve ser investido em obras de assistência social em diversas regiões da cidade.
A liberação das verbas havia sido anunciada durante a visita do ministro do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante a abertura da Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu em julho de 2023.
Foram firmados, ao todo, seis convênios com o Governo Federal que, inicialmente, previam a construção de dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dois centros para acolhimento, proteção e convivência de idosos em Araraquara. Porém, os contratos de repasse adicionaram ao pacote a reforma de um Cras e mais outro Centro Dia do Idoso, além do que já havia sido divulgado.
Todas as obras foram escolhidas nas plenárias do Orçamento Participativo (OP) e compreendem a construção de três Centros Dia do Idoso, que serão localizados no Valle Verde, Vila Nina e Jardim Cruzeiro do Sul. As novas unidades do Cras serão implantadas no Valle Verde (que atualmente funciona em um imóvel improvisado e ganhará uma sede própria) e no Jardim América. Além disso, a unidade do Cras do Yolanda Ópice foi contemplada com reforma e ampliação do prédio onde a população é atendida.
O líder do governo e vice-presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB) foi o responsável pela apresentação do Projeto de Lei e enalteceu a importância desta conquista, lembrando que as unidades de assistência social representam acolhimento às pessoas mais necessitadas e que isso é fruto da força política de Araraquara, combinada com o esforço da população, que elegeu as obras como prioridades nos bairros.
“Aqui é o início de uma mudança que a gente não sabe até quais pessoas vai chegar, mas que, com certeza, vai fazer a diferença na vida de quem que precisa de acolhimento”, finalizou o vereador.
Publicado em: 22/01/2024 18:25:43
Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara