Aproximar a população da política. Esse é o objetivo do Visite a Câmara, projeto organizado pela Escola do Legislativo (EL), por meio do qual cidadãos podem conhecer a estrutura física da Casa Leis e participar de uma palestra sobre o funcionamento e o papel do Câmara Municipal dentro da sociedade. Na quarta-feira (06), aconteceu a primeira visita de 2024, com a participação de 17 estudantes do Curso de Aprendizagem Profissional do Senac Araraquara.
Os servidores da EL fizeram uma exposição sobre a estrutura dos três poderes, com foco no Poder Legislativo, e explicaram quais são atribuições principais dos vereadores, bem como apresentaram suas principais ferramentas de trabalho: a indicação, o requerimento e o projeto de lei. Além disso, foram exibidos vídeos institucionais sobre as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal e outras formas de participação popular.
O professor Luca Laurini acompanhou a turma da manhã e destacou a importância do projeto. “Essa iniciativa torna tudo mais palpável, pois estamos acostumados a pensar que o universo político é Brasília e com pessoas engravatadas. Então, vir até aqui quebra um pouco essa perspectiva e aproxima eles da política, despertando mais o interesse em participar.”
Ao encontro dessa perspectiva, a professora Isabela Guermandi, que acompanhou a turma do período da tarde, destacou: “Acho importante trazer os alunos na Câmara para eles entenderem o papel político que eles têm dentro da sociedade, além de conhecerem um pouco mais os vereadores que representam eles. É uma visita muito proveitosa e valorosa”.
A estudante Sara Fernandes afirmou ter considerado muito válida a experiência. “Foi tudo bem diferente. Eu não sabia que havia essa reunião, a Sessão Ordinária, toda terça-feira, e que poderíamos participar quando quiséssemos.”
A aluna Lays de Souza Silva também aproveitou a atividade. “Achei a visita muito importante, porque muitos jovens da minha idade sentem curiosidade de vir até a Câmara, pois não conhecem o que se passa aqui dentro. Tem vários projetos que a gente não sabe. Achei interessante conhecer os vereadores e suas histórias de vida.”
Publicado em: 08/03/2024 10:08:55