O atraso nas obras de reforma da Praça Cônego Armando Salgado, a Praça da Igreja São Geraldo, motivou requerimento do vereador Gerson da Farmácia (MDB) à Prefeitura para solicitar explicações e novos prazos para conclusão dos trabalhos.
Em resposta ao parlamentar, o Executivo pontuou que as obras sofreram atraso “em função da necessidade de aprovação do projeto específico para a recuperação do chafariz, que não atendiam inicialmente aos parâmetros e às especificações solicitadas pela Prefeitura”.
No requerimento, Gerson informou que fez uma visita ao local e constatou que a obra se encontra em estado de abandono, sem ninguém executando os serviços de revitalização.
A reforma da praça foi iniciada em 10 de agosto de 2023 e tinha previsão de 120 dias — até dezembro do ano passado. A revitalização do local foi uma demanda escolhida pela população nas plenárias do Orçamento Participativo (OP).
A Coordenadoria Executiva de Planejamento Urbano afirmou que, até o momento, foram realizadas a recomposição da ala direita da praça (que havia sido demolida e danificada ao longo do uso), com a instalação de mais de 1.500 m² de piso novo, mobiliário urbano e melhoria de infiltração de água de chuva.
Gerson havia questionado qual seria o novo prazo estimado para o retorno das obras e conclusão da revitalização. A Prefeitura explicou que, depois da finalização do projeto de restauração do chafariz, são estimados 40 dias para concluir as obras. Além do chafariz, também estão previstas a restauração de piso em mosaico português na área central da praça e a limpeza final da obra.
O investimento previsto na obra é de R$ 1.058.285,91. Desse valor, a Prefeitura estima que já foram investidos 70% do total.
Publicado em: 10/05/2024 10:20:57