“Cuidar de quem cuida” é o objetivo da Indicação nº 2944/2024, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), que sugere a criação de um mutirão para realização de exames ginecológicos das mães atípicas, ou seja, das mulheres que cuidam de pessoas com deficiência.
“No dia 13 de maio, tivemos uma Mesa-Redonda com o tema ‘O que é ser mãe atípica?’ na Câmara Municipal. Um dos pontos enfatizados foi o quanto essa mãe esquece de si para cuidar apenas do seu filho. É sabido que a realização periódica de exames é muito importante na vida de uma mulher, pois é através deles que diagnosticamos e tratamos diversas doenças que acometem apenas o sexo feminino”, explica a parlamentar.
Fabi ressalta ainda a necessidade de uma parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação para que, no dia do mutirão, as mães atípicas possam realizar os seus exames enquanto uma rede de apoio cuida do seu filho. “Essa medida garante que a mãe possa dar atenção à saúde e tenha a certeza que o seu filho está perto, recebendo muito carinho e cuidado”, concluiu a vereadora.
Publicado em: 29/05/2024 09:18:09