Cooperativa de cozinheiras Panelas Unidas recebe Diploma de Honra ao Mérito na Câmara

Homenagem, de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB), foi entregue em Sessão Solene na noite de quinta-feira (13)
Visualize fotos

Formada somente por cozinheiras mulheres, a Cooperativa de Trabalho e Serviços de Alimentação Panelas Unidas recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara. A homenagem é de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e foi entregue em Sessão Solene no Plenário do Legislativo, na noite de quinta-feira (13). 

A Panelas Unidas foi fundada em 2020, com incentivo de um programa municipal de cooperativismo. Com 17 integrantes, o grupo é o responsável pela alimentação nos dois Restaurantes Populares de Araraquara.

“Vocês conseguiram juntar dois programas que são fundamentais: a geração de emprego e renda e conseguir garantir alimentação com muita qualidade para quem precisa. Vocês dirigem dois restaurantes que são muito bem-sucedidos. Talvez, ainda não tenha ‘caído a ficha’ de vocês do tamanho que vocês são, do quanto vocês representam para tanta gente. É uma cooperativa formada só por mulheres em um mundo em que o machismo reina. É uma cooperativa que serve com excelência, porque vocês gostam do que fazem e se importam em servir bem a outra pessoa. Foi isso que me tocou”, afirmou Bianco.

O autor da homenagem ainda afirmou que as cooperativas são um importante modelo de organização dos trabalhadores. “A gente pode acreditar no cooperativismo, porque ele pode disputar com qualquer empresa em qualidade, eficiência, boas práticas e boas maneiras, consegue remunerar bem seus trabalhadores e suas trabalhadoras”, complementou o vereador.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), destacou o cooperativismo como um modelo de geração de emprego e renda. “A Cooperativa Panelas Unidas tem a importante missão de abastecer diariamente os Restaurantes Populares da nossa cidade e cumpre esse papel com extrema responsabilidade e competência. A cooperativa não é uma empresa. A partir do momento em que vocês são cooperados, vocês não são patrões e não são empregados. Vocês são um corpo só”, disse Damiano.

A gerente municipal de Economia Criativa e Solidária, Flávia de Jesus Andrade, destacou que acompanha a trajetória da cooperativa desde o início. “A gente começou um projeto que se chamava ‘Cooperativismo como Porta para o Futuro’ para aquelas pessoas que estavam em busca de trabalho e renda para dar melhores condições para suas famílias. A Panelas Unidas começou no Parque São Paulo. Foram vários encontros, reuniões, para que a gente decidisse o que seria feito. E as mulheres decidiram trabalhar com alimentação. Foi muito gratificante ver como esse processo se desenrolou dali em diante”, afirmou.

 

Dedicação

Duas cooperadas utilizaram a palavra em nome da Panelas Unidas. Letícia Souza da Silva, que é a presidente, agradeceu às colegas de trabalho pela dedicação. “Cada uma, do seu jeito, faz parte de nós. A vocês, muito obrigada. Que vocês continuem, não desistam. Sei que não é fácil. Se a gente não fizer nosso trabalho cada vez melhor, vai parar e ninguém vai acreditar. Quando a gente monta o nosso trabalho, nossa mesa, e as pessoas falam para a gente: ‘Vocês que fizeram isso?’, é gratificante. A gente mostra que tem capacidade”, declarou.

Letícia também falou do sentimento de amizade que as trabalhadoras compartilham com os clientes. “O Restaurante Popular é o nosso ‘bebê’, o nosso sonho, mas a gente também tem os reeducandos [do sistema prisional], para quem a gente serve alimentação todos os dias. Os meninos trabalham na Prefeitura com serviços de limpeza, obras, e eles falam: ‘Não vejo a hora de almoçar a comida de vocês’. A gente tem amizade com os clientes. O cliente chega e sabe o dia em que está faltando uma cooperada”, relatou.

A nutricionista da cooperativa, Francieli Boni, emocionada, enalteceu o trabalho das colegas. “Tenho muito orgulho de participar da cooperativa e muita admiração por vocês. A jornada de trabalho de vocês não é fácil, é árdua, e vocês cozinham com muito amor e carinho. Eu sempre falo que o principal ingrediente é o amor. E isso nós temos. Então, não tem como dar errado. Vocês alimentam centenas de vidas diariamente e, depois, ainda chegam em casa e alimentam a família e os filhos de vocês. Tenho muito orgulho e admiração por vocês”, afirmou Francieli.

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida na íntegra no Facebook e no YouTube.

 

Cooperativismo

A Cooperativa Panelas Unidas surgiu como iniciativa de cozinheiras independentes que viram no trabalho cooperativo a possibilidade de melhores condições de vida para si próprias e de produção de refeições com maior qualidade.

A gestão municipal contribuiu para esse movimento, realizando programas de formação contínua sobre cooperativismo e qualificação profissional que abrangeram cursos intensivos sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Planejamento de Cardápios e Oficinas para o Desenvolvimento de Habilidades.

Ao iniciar a gestão dos Restaurantes Populares 1 e 2, a cooperativa tem se destacado não apenas por seu papel na alimentação de qualidade e saudável, mas também por seu impacto positivo na vida das pessoas.

A Panelas Unidas fornece alimentação nas modalidades de refeição, padaria e confeitaria, com predominância de produção própria, para consumo domiciliar, empresas, feiras, congressos, exposições e festas. Já realizou buffets, produção de bolos artesanais e teve seus serviços contratados pela Prefeitura.

A cooperativa possui certificações que vão desde boas práticas de higiene e alimentação até montagem de cardápios.




Publicado em: 14/06/2024 16:00:47