Proposta de fim da jornada de trabalho 6x1 será debatida em audiência na Câmara

Evento será no dia 21 e foi agendado pela vereadora Filipa Brunelli (PT); tema ganhou repercussão nacional após Proposta de Emenda à Constituição
Visualize fotos

Uma Audiência Pública agendada pela vereadora Filipa Brunelli (PT) irá debater o tema “Pelo fim da escala 6x1”. O evento será no dia 21 de novembro, uma quarta-feira, às 18h30h, no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara.

“Em um momento em que a qualidade de vida dos trabalhadores está em pauta, é fundamental entendermos os impactos dessa jornada exaustiva e refletirmos sobre alternativas mais equilibradas para a rotina profissional”, argumenta a vereadora no requerimento de agendamento da audiência.

O assunto está em discussão nacional. Tudo começou com uma mobilização do movimento "Vida Além do Trabalho", promovido pelo balconista Rick Azevedo pela Internet, que reuniu 1,5 milhão de assinaturas em um abaixo-assinado pedindo à Câmara dos Deputados a revisão da escala de trabalho 6x1.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) elaborou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da jornada de trabalho da escala 6x1 (seis dias de trabalho na semana e um dia de descanso) para 4x3 (quatro dias de trabalho, três dias de descanso) — a carga semanal cairia de 44 para 36 horas.

Uma PEC precisa ter a assinatura de 171 deputados para ser protocolada e começar a tramitar na Câmara dos Deputados. Segundo a deputada, esse número de adesões foi atingido na última quarta-feira (13).

Filipa acredita que o debate é importante, pois “algumas pessoas defendem que a jornada de seis dias consecutivos é necessária para o funcionamento de determinadas atividades”, enquanto “outros argumentam que ela sobrecarrega o trabalhador, compromete sua saúde física e mental e afeta diretamente a convivência familiar”.

“Entendemos que trazer transparência a essa discussão com a sociedade brasileira é fundamental, pois, além de qualificar, democratizar e aprofundar o debate de questão tão urgente e complexa, possibilitará a busca de soluções”, conclui a vereadora.

A Audiência Pública terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube.




Publicado em: 19/11/2024 13:28:19