O vereador Balda (Novo) protocolou o Requerimento nº 1375/2025, solicitando esclarecimentos ao Executivo sobre a segurança de profissionais e usuários nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais unidades de saúde da cidade.
A iniciativa foi motivada por um fato ocorrido no dia 25 de agosto de 2025, quando um homem de 42 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal após ameaçar de morte uma funcionária da UPA do Vale Verde durante um atendimento de classificação de risco. Segundo o relato da vítima, o agressor afirmou conhecer dados pessoais da servidora, disse que sabia qual era seu carro e chegou a ameaçar “cortar seu pescoço e dar um tiro”.
“Diante da gravidade do caso, estou cobrando respostas do Executivo sobre as medidas adotadas para garantir a segurança dos usuários e dos profissionais de saúde na UPA do Vale Verde e nas demais unidades de pronto atendimento”, declara o vereador.
No documento, ele também questiona o que está sendo feito para prevenir a ocorrência de crimes no interior das UPAs, quais os procedimentos adotados quando há registro de ameaças ou violência e se as unidades contam com câmeras de monitoramento e equipes de segurança. Por fim, ele também pergunta se existe algum tipo de apoio psicológico ou institucional para servidores e usuários vítimas de violência.
Para o vereador, “é inadmissível que profissionais da saúde e usuários do sistema público fiquem expostos a situações de risco” “É preciso garantir segurança para quem salva vidas e para quem busca atendimento. Não podemos permitir que os profissionais de saúde e os usuários fiquem vulneráveis à violência. Queremos respostas e soluções imediatas”, conclui, aguardando manifestação oficial do Executivo.
Publicado em: 01/09/2025 13:09:10
Publicado por: Foto: Divulgação