A 25ª edição do Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA) foi cancelada por conta de uma impossibilidade financeira, confirmou a Secretaria de Cultura em resposta ao Requerimento nº 1263/2025, de autoria da vereadora Maria Paula (PT).
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 previa R$ 100 mil para a realização do festival. O recurso seria repassado pela Prefeitura para Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart). “Não foi possível realizar esse repasse, o que motivou o cancelamento do evento”, declarou a pasta.
A decisão do cancelamento envolveu as secretarias de Fazenda e Planejamento, de Governo e de Cultura. “Desde o início do ano, a equipe da Secretaria de Cultura empenhou-se na busca de alternativas para viabilizar o evento, articulando com o Governo do Estado, empresas e demais potenciais apoiadores. No entanto, tais esforços não obtiveram êxito”, explica o documento.
Questionada sobre a possibilidade de reprogramar o evento, a secretaria informou que realizaria, junto da Fundart, oitivas públicas com a classe artística da dança, o Conselho Municipal de Cultura e demais setores envolvidos para analisar alternativas que poderiam “mitigar o impacto da não realização do festival”.
Realização independente
Após o cancelamento pela Prefeitura, a organização do Fida decidiu realizar a 25ª edição de forma independente, com o apoio de parceiros como Sesc, Sesi, Senac, Novo Hotel Municipal, Unesp, Instituto Federal Araraquara e Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de uma vaquinha online, que será usada para pagar artistas envolvidos na produção local.
O festival será realizado entre os dias 20 e 28 de setembro. Com curadoria de Gilsamara Moura e Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã, o evento tem na programação espetáculos, debates, oficinas e rodas de conversa que ocorrerão em diversos locais de Araraquara e Matão.
Publicado em: 22/09/2025 10:07:32
Publicado por: Foto: Divulgação