Instalação de sistema de energia solar na UPA Central é sugerida à Prefeitura

Proposta é do vereador Cristiano da Silva (PL) e tem o objetivo de reduzir custos com energia elétrica e contribuir para o meio ambiente
Visualize fotos

A realização de estudos para a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Araraquara foi sugerida à Prefeitura por meio da Indicação nº 4651/2025, de autoria do vereador Cristiano da Silva (PL).

 

“A UPA Central, por seu porte e funcionamento contínuo (24 horas por dia, todos os dias da semana), possui alto consumo de energia elétrica. A instalação de um sistema fotovoltaico permitirá reduzir significativamente o custo fixo mensal, liberando recursos que poderão ser reinvestidos na melhoria do atendimento e na aquisição de equipamentos médicos e insumos. Além do aspecto econômico, a medida reforça o compromisso ambiental e administrativo da Prefeitura com a eficiência, inovação e sustentabilidade”, afirma o vereador no documento.

 

Segundo o texto da indicação, dados recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar) apontam que mais de 15 mil imóveis públicos já utilizam energia solar no Brasil, gerando economia de até 95% nas contas de energia elétrica e reduzindo os impactos ambientais.

 

Como exemplos de experiências bem-sucedidas, foram elencados os municípios de São Miguel do Iguaçu (PR), Piracicaba (SP) e Ilhabela (SP). Em São Miguel do Iguaçu, duas usinas solares instaladas em convênio com a Itaipu Binacional geram economia estimada de R$ 24 mil mensais ao Município.

 

“A implantação de energia solar na UPA Central representa um investimento inteligente e de longo prazo, capaz de unir economia, responsabilidade ambiental e modernização da gestão pública, consolidando Araraquara como referência regional em sustentabilidade energética”, complementa o parlamentar.




Publicado em: 15/10/2025 12:35:13