Câmara entrega Título de Cidadão Araraquarense ao maestro Rogério Toledo

Profissional da música erudita atua em Araraquara há quase 20 anos; homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos)
Visualize fotos

A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (24), no Unique Hall, a Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Araraquarense ao maestro Rogério Toledo. A honraria foi proposta pelo presidente da Casa de Leis, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
 
Destacando que a entrega da homenagem foi o primeiro projeto apresentado na Câmara neste ano, ainda no dia 1º de janeiro, o parlamentar relembrou a trajetória de Toledo e afirmou que a honraria é uma forma de retribuir o que o homenageado tem oferecido à cidade.
 
Angeli ressaltou, ainda, que o maestro faz parte da alma da cultural da cidade e que o trabalho desenvolvido por ele contribui para a transformação de vidas por meio da música erudita.
 
Compondo a mesa do evento, o prefeito Dr. Lapena (PL) parabenizou Toledo e agradeceu as contribuições do regente. Para o chefe do Poder Executivo, a atuação do maestro tem privilegiado a população e promovido a música e a cultura no âmbito municipal.
 
O evento também contou com a participação de familiares e amigos de Toledo, que falaram, por meio de vídeos, sobre a história de vida e o trabalho realizado pelo homenageado na educação musical.
 
O maestro agradeceu familiares, amigos, professores, alunos, coristas e empregadores. Toledo retomou a própria trajetória e lembrou como ficou encantado com Araraquara quando visitou a cidade pela primeira vez.
 
O homenageado destacou, ainda, que estudar música é um direito de todos, independente de classe social. “A música clássica não é só para as elites, mas para todos”, declarou. “Esse título é de cada músico, pianista, cantor, ator e de todos que tentam viver da arte.”
 
Sobre o homenageado
 
Natural de Barra Mansa (RJ), Rogério Toledo iniciou seus estudos no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Formou-se bacharel em música sacra no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e estudou educação musical na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
 
Em Araraquara, trabalhou na Primeira Igreja Batista da cidade entre 2007 e 2012, realizou oficinas culturais na Secretaria de Cultura e colaborou com cursos técnicos para atores em parceria com a Prefeitura e o Senac. 
 
Desde 2007, dirige o Centro de Artes e Línguas Toledo e Moraes e, desde 2011, é responsável pelo Coro, Orquestra e Banda da Universidade de Araraquara (Uniara).




Publicado em: 28/10/2025 21:20:14