O Plenário da Câmara recebeu na manhã da quinta-feira (6), mais uma edição da entrega do “Diploma Valor Militar”, que desde o ano 2000 reconhece os melhores atiradores e monitores do Tiro de Guerra de Araraquara (TG 02-002).
A solenidade, que homenageou 25 jovens indicados pelos superiores hierárquicos, foi conduzida pelo vice-presidente da Casa de Leis, vereador Michel Kary (PL). O evento contou com a presença do chefe de Instrução do TG 02-002, subtenente João Dias Esteves; do subtenente Antonio Cesar Risso, que assumirá a chefia de instrução do TG 02-002 no biênio 2026-2027; do instrutor do TG 02-002, 1º sargento Rafael Amâncio de Souza; além de familiares dos homenageados.
Em sua fala de abertura, Kary parabenizou os escolhidos, ressaltando a importância da disciplina e comprometimento de cada um deles. “Cada jovem aqui hoje escolheu um caminho de dever, de amor à Pátria, e isso é algo que renova a esperança de um futuro melhor para o nosso país.”
Na sequência, o subtenente Esteves destacou a importância do trabalho coletivo realizado na instituição e do apoio das famílias no processo de formação desses jovens. “Essa honraria não é mérito apenas dos atiradores, pois, para que eles chegassem a ter esse destaque, tem toda uma retaguarda dos familiares.”
“Quero agradecer a todos os presentes e aos nossos familiares que nos incentivam e tanto nos apoiam todos os dias, são nossa base e tudo para nós. Os valores desenvolvidos dentro da sala de instrução e durante as operações serão levados, com certeza, ao seio de nossas famílias”, reforçou João Paulo Silva, que representou todos os homenageados.
Um a um, atiradores e monitores que se destacaram no ano de instrução de 2025 receberam os diplomas concedidos como forma de reconhecer a disciplina, a dedicação cívica, a colaboração ao grupo e o patriotismo.
Confira a lista dos homenageados em 2025:
Arthur Felipe da Silva;
Arthur Lins De Souza;
Bruno Alves Pradelli;
Davi Lucas de Jesus;
Fernando César Dell Acqua Junior;
Gabriel de Oliveira;
Gabriel Felipe Morelli de Araujo;
Gabriel Henrique da Silva;
Guilherme José da Silva;
Guilherme Miniquelli Silva;
Gustavo José da Silva;
Hugo Henrique da Silva Gugliotti;
Isaque Nicéas de Moraes;
Iury Nicolau;
João Paulo da Silva Reis;
João Paulo Silva;
Kaio Thiago Moretti Viviani;
Kelvyn Gustavo Mathias da Silva,
Lucas Tannuri de Oliveira;
Luiz Fernando Bonfadini Pena;
Matheus Ultramari Mendes;
Miguel Rubens da Silva;
Pedro Henrique Avolio Brum Ferreira;
Pedro Henrique Gasparin Pereira;
Víctor Ryan Bezerra Faria.
O que é o Diploma Valor Militar?
O Diploma Valor Militar foi criado pelo Decreto Legislativo nº 413/2000 e, na época, a honraria era concedida aos dez atiradores que mais tivessem se destacado durante o período de instrução. Anos depois, o Decreto Legislativo nº 914/2015 ampliou a homenagem para até 25% dos atiradores inscritos no período de instrução.
Para ver e rever
A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro) e pode ser assistida, na íntegra, pelo Facebook e YouTube.
Publicado em: 07/11/2025 09:35:07