Acidentes de trem: Prefeitura afirma que sinalização segue a legislação atual

Segundo o Poder Executivo, informações sobre causas, adequações e impactos ambientais são de responsabilidade da Rumo Logística e do Ibama
Visualize fotos

Em Araraquara, as sinalizações de passagens de nível, ou seja, sinais visuais e sonoros que indicam o cruzamento da ferrovia com uma rodovia ou passagem de pedestres, cumprem “o que determina a legislação atual”, afirmou a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. A declaração foi enviada em resposta ao Requerimento nº 1717/2025, de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

 

O documento relembra a colisão entre um caminhão e um trem operado pela empresa Rumo Logística, no dia 25 de setembro, e o descarrilamento de 30 vagões de trem da mesma concessionária, no dia 2 de outubro.

 

Ao questionar sobre causas, manutenção, procedimentos de segurança e impactos ambientais dos acidentes, o parlamentar destaca a competência do Poder Público Municipal em buscar esclarecimentos da concessionária e dos órgãos finalizadores sobre “as condições de operação, sinalização, segurança e impacto ambiental das vias férreas que cortam o território de Araraquara”.

 

Segundo a pasta, as informações solicitadas são de competência da empresa que faz a administração da malha ferroviária.

 

Já a Secretaria de Meio Ambiente afirmou que as áreas onde os acidentes ocorreram são federais e ficam sob responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).




Publicado em: 12/11/2025 13:43:36

Publicado por: Foto: Google StreetView