Defesa Civil registrou mais de 300 ocorrências após chuvas no primeiro final de semana de novembro

Além do Plano de Contingência da subsecretaria, um Gabinete de Gerenciamento de Crise também foi instaurado para coordenar as ações; nenhuma vítima fatal foi registrada
Visualize fotos

Após as chuvas e ventos intensos ocorridos nos dias 2 e 3 de novembro, a Defesa Civil registrou 110 ocorrências relacionadas às chuvas intensas e outras 231 ocorrências das quais a maioria estava relacionada a quedas de árvores. As informações foram fornecidas pela Defesa Civil, em resposta ao Requerimento nº 1982/2025, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT).

 

De acordo com a subsecretaria, foram registrados 111 mm de precipitação acumulada e ventos de aproximadamente 90 e 95 km/h. Quedas de árvores e galhos, destelhamento de casas, alagamentos e enxurradas, interdição de residências e infiltrações em unidades de saúde estão entre os impactos do evento climático. Não houve vítimas fatais.

 

“Na madrugada do dia 2 de novembro de 2025, ao perceber que o número de chamados de ocorrências era bem superior à capacidade de resposta, foi instaurado o Gabinete de Gerenciamento de Crise para coordenar as ações e as funções de cada setor envolvido, com a premissa de priorizar os atendimentos mais graves”, informou o relatório de chuvas intensas emitido pelo órgão.

 

A Defesa Civil também acionou o plano de contingência denominado “Operação Chuvas de Verão”, estabelecido pelo Decreto nº 13.384, de 2023, e que tem o objetivo de enfrentar “eventos adversos e/ou desastres que possam ocorrer no nosso Município, anualmente, de 1º de dezembro a 31 de março do ano subsequente, visando a preservar a vida e minimizar danos e prejuízos”.

 

De acordo com o documento, apresentado na resposta ao Requerimento, a etapa de preparação para eventos climáticos intensos envolve o monitoramento de riscos por meio de alertas do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

 

 Já as ações realizadas no caso de chuvas envolvem o acompanhamento de áreas de risco e de possíveis alagamentos em ruas e casas, enxurradas, desabamentos ou danos a estruturas, quedas de árvores, rupturas de fios e postes, entre outras hipóteses de acidentes.

 

Como receber alertas da Defesa Civil

 

Para receber alertas emitidos pela Defesa Civil de Araraquara, é necessário enviar um SMS para 10199 e colocar o CEP de uma localização na cidade.

 

Alertas severos são emitidos pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e são recebidos automaticamente por celulares com conexão 4G.




Publicado em: 26/11/2025 10:57:43

Publicado por: Foto: Milton Filho/ACidadeON