Seis meninas de até 14 anos de idade gestantes são acompanhadas pelo serviço de saúde da Prefeitura de Araraquara. No total, 105 adolescentes e jovens de até 19 anos grávidas são atendidas na rede pública.
Os dados, fornecidos pelo Poder Executivo, constam em resposta a Requerimento apresentado pela Comissão dos Direitos das Mulheres e das Meninas da Câmara. O órgão, composto pelas vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula, todas do PT, havia pedido informações sobre gravidez na adolescência.
As estatísticas oficiais indicam o seguinte cenário de gestação de garotas e jovens na cidade:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, quanto à realização de exames ultrassonográficos no pré-natal, a Divisão de Regulação garante pelo menos um exame no início da gestação, sendo que o ambulatório de final de gestação realiza um segundo exame após as 36 semanas.
Eventualmente, prossegue a pasta, é possível a realização de um ultrassom por trimestre, conforme disponibilidade. “Ressalta-se, entretanto, que o ultrassom morfológico é disponibilizado para gestantes atendidas no Ambulatório de Alto Risco (Agar), não estando disponível para a totalidade das gestantes acompanhadas nas demais unidades da rede municipal”, diz a nota.
A resposta enviada pela Prefeitura inclui a discriminação, por bairro e por unidade de saúde, das jovens atendidas, além do protocolo adotado para o acompanhamento. O material completo pode ser acessado aqui.
Publicado em: 27/11/2025 11:29:22
Publicado por: Foto: Divulgação