Em resposta a um requerimento protocolado pela vereadora Maria Paula (PT), a Prefeitura afirmou que mantém vistorias técnicas frequentes no córrego que margeia a Rua Maria Brambilla Passos, visando a monitorar pontos de erosão e acompanhar possíveis situações de risco para os moradores do Jardim Santa Clara.
No documento, enviado pela parlamentar no final de 2025, foram pedidas ao Município informações sobre o assoreamento do córrego, bem como detalhamento das medidas preventivas e corretivas relacionadas ao perigo de desmoronamento de calçada, ocorrência de enxurradas e programas para restauração integral do curso d’água e de seu entorno.
Apesar de não ter um diagnóstico formal da situação, o Executivo afirma que adota intervenções pontuais para garantir a segurança de pedestres e motoristas que trafegam por aquela via, “Como medida emergencial, foi adotada a técnica de recomposição do talude erodido com [pedra] rachão, de maneira a estabilizar o local de forma paliativa até que o Município tenha a solução técnica definida para as intervenções e a disponibilidade financeira necessária”, destaca a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
A Subsecretaria de Obras Públicas, responsável pela divisão de drenagens, aponta que, devido às características geológicas do local, não há acúmulo de sedimentos que justifique o desassoreamento do canal. No entanto, equipes de limpeza retiram periodicamente entulhos e materiais descartados irregularmente, conforme relatado pela Subsecretaria de Serviços Públicos.
A Administração Pública confirmou que as ações corretivas são feitas no trecho em caráter emergencial há quase uma década e que uma solução definitiva depende de recursos financeiros. Avaliações periódicas são feitas no local, envolvendo órgãos como a Defesa Civil, divisões de Drenagens e Obras Viárias, e secretarias do Meio Ambiente e de Segurança e Mobilidade Urbana.
Sobre a questão de planejamento para restaurações e reconstruções da calçada, é informado no documento que, desde 2023, existe um projeto executivo para melhorias na travessia próxima à Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, na continuidade da Rua Maria Brambilla Passos. Porém, a obra, que poderá solucionar as ocorrências na parte mais baixa da via, depende de recursos financeiros para ser viabilizada.
Publicado em: 08/01/2026 11:00:45