A realização de sessões itinerantes, o uso de praças para colocação de mesas e cadeiras por estabelecimentos comerciais, política pública de apoio à população LGBTQIA+, instituição de datas comemorativas, denominação de vias públicas e concessão de homenagem são os assuntos da 46ª Sessão Ordinária da atual legislatura (2025-2028) da Câmara de Araraquara.
Após período de recesso parlamentar, os vereadores se reúnem nesta terça-feira (20), a partir das 15 horas, para analisar 17 projetos, todos propostos por legisladores da Casa, e uma moção – haverá também duas participações na Tribuna Popular. Após o início dos trabalhos, outros projetos poderão ser incluídos na pauta.
Sessões itinerantes
A instituição de sessões itinerantes na Câmara de Araraquara é o objetivo da Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2025, de autoria de Guilherme Bianco (PCdoB), Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Marcão da Saúde (MDB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT).
O texto modifica a Lei Orgânica do Município de Araraquara de modo a não impedir a realização de sessões itinerantes pelo Legislativo.
Segundo os autores, a iniciativa busca aproximar o trabalho dos vereadores da população. “Sessões e atividades da Câmara Municipal são levadas até os bairros e comunidades, facilitando o acesso de quem tem dificuldade de locomoção ou não conhece bem como funciona o Poder Legislativo”, aponta a justificativa.
Para ser aprovada, a proposta precisa de maioria de dois terços dos membros da Câmara, além da aprovação em dois turnos de discussão e votação.
Uso de praças públicas
O Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, de Fabi Virgílio e Aluisio Boi, permite a utilização de praças para colocação de mesas e cadeiras por estabelecimentos comerciais.
Para isso, o texto altera dispositivos de três normas vigentes na cidade: Lei Complementar n°18/1997 (Código de Posturas), Lei Complementar nº 542/2009 (que dispõe sobre o uso de espaços públicos por estabelecimentos) e Lei Complementar n° 950/2021 (regras sobre food trucks).
De acordo com os parlamentares, a proposta é fruto de discussão com a Secretaria Municipal de Governo e com a Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo para regulamentar o tema. O intuito é explicitar que as leis dizem respeito também às praças – atualmente, o termo empregado é “áreas públicas”.
Conforme já determina a legislação, o uso dos espaços continuará dependendo de autorização do Executivo. Além disso, o uso das praças não poderá “perturbar o ordenamento ou o interesse público” e os responsáveis deverão se responsabilizar pela limpeza dos locais.
Inclusão da população LGBTQIA+
O Substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei nº 165/2025, de Filipa Brunelli, institui o “Selo Empresa Amiga da Diversidade Sexual e de Gênero”. Trata-se de instrumento de reconhecimento e incentivo às empresas que adotarem, em Araraquara, políticas de promoção de igualdade e inclusão de pessoas LGBTQIA+.
O selo poderá ser concedido a firmas que mantiverem pessoas LGBTQIA+ em seus quadros; promoverem campanhas internas e/ou externas de sensibilização sobre diversidade sexual e de gênero; adotarem políticas de combate à LGBTfobia e respeito à identidade de gênero e orientação sexual no ambiente de trabalho; e se comprometerem com o uso do nome social e respeito à identidade de gênero das pessoas trans e travestis.
Datas comemorativas
Quatro projetos estabelecem datas comemorativas:
Denominação de vias públicas
A denominação de vias públicas é o objeto de nove projetos que compõem a Ordem do Dia da Sessão Ordinária desta terça-feira:
Homenagem
Coronel Prado, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 48/2025, propõe a concessão da honraria Cidadã Araraquarense a Danitielle de Oliveira Pereira, que atua na empresa CPFL Paulista.
Tribuna Popular
A Tribuna Popular da Sessão desta terça tem duas inscrições. Tatiana Rodrigues Pereira Nunes, em iniciativa do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), discorrerá sobre a Lei Federal nº 15.326/2026, que busca valorizar os educadores que atuam na educação infantil.
A outra fala da Tribuna Popular terá a política pública de aluguel social como tema. Marco Aurélio Bortolin, juiz da Vara da Infância e Juventude e do Idoso de Araraquara, será o responsável pela explanação.
Grande Expediente
O Grande Expediente terá a análise do Requerimento nº 79/2026, de Guilherme Bianco. O vereador propõe Moção de Repúdio aos ataques e à invasão da sede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), ocorridos no último dia 14 em São Paulo.
Transmissão
A Sessão Ordinária será transmitida ao vivo, no canal 17 da Claro, e pode ser assistida na página do Facebook e no canal do YouTube da Câmara.
Publicado em: 19/01/2026 17:43:03