Aprovada na Sessão Ordinária da última terça-feira (20), a Semana de Inovação e Empreendedorismo Biotecnológico e Químico será incluída no Calendário de Eventos de Araraquara. O Projeto de Lei é de autoria da Comissão Especial de Estudos de Inovação e Tecnologia, composta por Fabi Virgílio e Maria Paula (ambas do PT) e Michel Kary (PL).
“Essa iniciativa de lei nasce para dar destaque e visibilidade a uma pauta que Araraquara tem uma expertise gigante e muito importante, mas pouco falada”, comentou Fabi.
A cidade reúne centros de pesquisa, universidades, laboratórios, startups de base tecnológica e a Cadeia Produtiva Local de Química e Biotecnologia (CPL IQBiotec), espaços de produção científica que contribuem para a formação de profissionais e para o desenvolvimento de soluções inovadoras e aplicáveis aos setores agrícola, industrial, ambiental, cosmético e de saúde.
O evento deverá ser realizado anualmente na semana do dia 5 de junho e poderá ser celebrada com uma programação de debates acadêmicos, mostras tecnológicas, atividades educativas e ações de popularização da ciência.
A data foi criada por conta do papel desempenhado pela química e a biotecnologia no enfrentamento a desafios ambientais contemporâneos, já que instituições e profissionais de ambos os campos estão envolvidos na criação de bioinsumos, tecnologias limpas, soluções para redução de resíduos e novos materiais sustentáveis, por exemplo.
“Ao instituir uma semana temática dedicada ao empreendedorismo inovador, o Município fortalece essa vocação, incentiva a criação de novos negócios de alto impacto e estimula a aproximação da população com o universo científico”, argumenta o texto do projeto.
Publicado em: 22/01/2026 14:00:00
Publicado por: Foto: Freepik